Filtrar


Questões por página:
O Programa Saúde da Família, mais atualmente denominado de “Estratégia de Saúde da família” representa tanto uma estratégia para reverter a forma atual de prestação de assistência à saúde como uma proposta de reorganização da atenção básica como eixo de reorientação do modelo assistencial, respondendo a uma nova concepção de saúde não mais centrada somente na assistência à doença mas, sobretudo, na promoção da qualidade de vida e intervenção nos fatores que a colocam em risco a saúde da população (Departamento de Atenção Básica - Secretaria de Políticas de Saúde,2000) Sobre esse programa é CORRETO afirmar que: I. O programa de saúde da família representa ações combinadas a partir da noção ampliada de saúde – que engloba tudo aquilo que possa levar a pessoa a ser mais feliz e produtiva – e se propõe a humanizar as práticas de saúde, buscando a satisfação do usuário pelo estreito relacionamento dos profissionais com a comunidade, estimulando-a ao reconhecimento da saúde como um direito de cidadania e, portanto, expressão e qualidade de vida. II. Um dos principais objetivos é gerar novas práticas de saúde, nas quais haja integração das ações clínicas e de saúde coletiva. Porém, não se pode conceber a organização de sistemas de saúde que conduzam à realização de novas práticas sem que, de forma concomitante, se invista em uma nova política de formação e num processo permanente de capacitação dos recursos humanos. III. A estratégia do programa de saúde da família propõe uma nova dinâmica para a estruturação dos serviços de saúde, bem como para a sua relação com a comunidade e entre os diversos níveis e complexidade assistencial. Assume o compromisso de prestar assistência universal, integral, equânime, contínua e, acima de tudo, resolutiva à população, na unidade de saúde e no domicílio, sempre de acordo com as suas reais necessidades – além disso, identifica os fatores de risco aos quais ela está exposta, neles intervindo de forma apropriada.
O exercício físico pode aumentar o bem-estar psicológico, reforçando a autoestima e autoconfiança do sujeito (LINS e CORBUCCI, 2007). Nunca se viu tantos idosos fazendo exercícios, e agora este grupo, que mal teve tempo de cuidar de si durante a juventude e a fase adulta, pode aproveitar todos os benefícios de uma vida muito mais saudável utilizando-se das academias ao ar livre, denominadas de academia para terceira idade (ATI). Nesses espaços, existem diversos aparelhos que apresentam funções específicas. Sendo assim, observe a figura a seguir e assinale a alternativa CORRETA: 
Dentre as estratégias que visam incentivar a prática de atividade física pela população idosa, tem-se a instalação de academias da terceira idade (ATIs), também conhecidas como academias ao ar livre, em praças, bosques e áreas de lazer. No entanto, para a prática de atividade física nas ATIs gerar benefícios é necessária uma intensidade mínima de esforço físico, e frequência regular de atividade, bem como o uso adequado de seus equipamentos. Os equipamentos existentes são diversos e com objetivos específicos. A figura abaixo exemplifica um dos equipamentos disponíveis nas ATI´s. Sobre esse, assinale a alternativa CORRETA. 
As Academias da Terceira Idade (ATI’s), trazem consigo uma ideia de que é possível atender a todos os indivíduos independentemente da idade e de sua condição física e os aparelhos que lá estão são acessíveis e atende a todas as expectativas principalmente dos idosos (Pereira, 2017). Uma das finalidades da ATI, é oferecer aos cidadãos a oportunidade de executar uma quantidade de exercício físico em um local de fácil acesso e disponível 24 horas. Desse modo, é CORRETO afirmar que:
Durante os últimos anos ficou comprovado que os idosos podem ser beneficiados com a participação no treinamento resistido. Até mesmo indivíduos com idade bem avançada (≥ 80 anos) podem ser beneficiados com a prática deste tipo de exercício (Fiatarone et a.,1990; Fleck & Kraemer, 2006). Desse modo, essa modalidade vem sendo amplamente recomendada para essa população. Assim, sobre a prescrição do treinamento resistido para idosos, pode-se afirmar que: I. Os idosos devem realizar esse tipo de exercício pelo menos 2x/semana. II. Dado a característica do envelhecimento a intensidade deve permanecer constante entre 5-6 na escala de zero a 10, não sendo indicado intensidade vigorosa. III. O programa de treinamento deve ser composto por 8-10 exercícios para os principais grupos musculares em séries de 10-15 repetições.