Filtrar


Questões por página:
A lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. De acordo com a lei, SÃO direitos da pessoa portadora de transtorno mental:
"Operação psíquica que tende a fazer desaparecer da consciência um conteúdo desagradável ou inoportuno: ideia, afeto, etc. Os conteúdos tornam-se pré-conscientes” (LAPLANCHE,1991). A frase anterior descreve um mecanismo de defesa. Estamos falando do(a):
Este documento é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. É subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico, consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo. Deve conter, no mínimo,5 (cinco) itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão.

O documento psicológico descrito acima se refere ao(à):
Quando um estímulo é apresentado várias vezes em curtos intervalos de tempo, na mesma intensidade, podemos observar um decréscimo na magnitude da resposta. Segundo a Análise do Comportamento, podemos chamar esse efeito na resposta de:
A Resolução CFP nº 010/2005 aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP), sendo possível encontrar: “Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo.”
Analise as assertivas a seguir:

I. Para realizar atendimento não eventual à criança, ao adolescente ou ao interdito, o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente.
II. O psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos, compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações.
III. Quando solicitado a depor em juízo, o psicólogo não poderá prestar informações, levando em conta a obrigatoriedade de manutenção do sigilo.
IV. Em caso de interrupção do trabalho do psicólogo, por quaisquer motivos, ele deverá zelar pelo destino dos seus arquivos confidenciais.
V. Para justificar as atividades em equipe multiprofissional, o psicólogo deve registrar todas as informações referentes ao trabalho desenvolvido.

Assinale a alternativa que corresponde às assertivas CORRETAS.