Filtrar


Questões por página:
“A evolução dos animais foi fortemente marcada por sua estratégia alimentar que é heterotrófica. Desenvolveram- se estruturas corporais especializadas em localizar e capturar o alimento e também um sistema nervoso que coordena essas e outras atividades. Durante sua evolução, houve grande aumento da complexidade corporal, surgindo sistemas especializados nas diferentes funções vitais. A presença e estrutura desses órgãos e sistema variam nas diferentes espécies, constituindo o principal critério para sua classificação.”
(Amabis & Marho in Biologia dos Organismos)

“Os invertebrados – denominação geral, sem valor taxionômico, com que se qualificam os animais de todos os filos em que não ocorre a presença de coluna vertebral.”
(Soares, José Luis)

As alternativas mostram, nitidamente, em sua enorme diversidade, a evolução citada anteriormente:

1. Mosca e aranha 5. Taenia
2. Minhoca 6. Estrela do mar
3. Anêmonas 7. Esponjas
4. Áscaris 8. Caramujo e ostra

Analise as afirmativas feitas sobre eles:

I. No grupo representado pelo número 1, não ocorre hematose.
II. Dentre eles, os representados pelos números 1 e 8 são os únicos com circulação aberta.
III. Dentre os representados, os mais aparentados com o homem são os do grupo citado no número 6.
IV. Os animais de número 1 pertencem ao maior filo, em número de indivíduos e variedades de espécies, do Reino Metazoa.
V. Os de número 3 pertencem ao filo, cujos animais são os primeiros da escala zoológica a apresentarem uma cavidade digestiva.

Estão corretas apenas as afirmativas:
As situações apontadas nesta questão são todas referentes à energia mecânica, que pode se apresentar de duas formas: potencial e cinética. A primeira forma refere-se à energia armazenada por um corpo devido à sua posição e a segunda é a energia devido ao movimento." Analise as afirmativas e marque C para as corretas e I para as incorretas:

( ) A energia potencial gravitacional de uma carga de massa 20.000 N, que está suspensa a uma altura de 10m do solo, é de 200.000 J.
( ) A energia cinética de um automóvel que pesa 1000kg, quando ele atinge a velocidade de 72km/h, é de 200.000 J.
( ) Um corpo de massa 10kg, em queda livre, passa por um determinado ponto, a uma altura de 10m do solo, com velocidade de 8m/s. Considerando g = 10m/s 2, podemos afirmar que a energia mecânica desse corpo em relação ao solo é de 320 J.
( ) De acordo com a lei de Hooke, podemos afirmar que uma mola de constante elástica k = 400 N/m, que sofre uma compressão de 5cm, tem sua energia potencial elástica de 0,5 J.
( ) Quando um corpo se movimenta em queda livre, a energia mecânica é constante.
( ) Em queda livre, uma pedra, apesar de não ter energia cinética, tem energia potencial gravitacional em relação ao solo.

A sequência está correta em:
“Todos os dias, o dia inteiro, ocorrem reações químicas, não só ao nosso redor, mas também no nosso organismo, de tal maneira que se pode dizer que a manutenção da vida depende de uma série de reações. Algumas delas são muito comuns (presentes no nosso cotidiano): a formação da ferrugem, a efervescência produzida por uma antiácido em água e a combustão de um palito de fósforo.”
(Usberco & Salvador in Química Geral)
Em todas as reações químicas, as substâncias denominadas reagentes são transformadas em substâncias diferentes, denominadas produtos. Tais reações são representadas por equações químicas devidamente balanceadas, nas quais a quantidade de átomos de cada elemento participante deve ser igual nos reagentes e nos produtos.

As equações I, II e III a seguir não estão balanceadas:



Após o devido balanceamento estequiométrico das mesmas, a sequência correta, respectivamente em I, II e III, dos coeficientes dos reagentes e produtos necessários será:
“Mesmo antes do surgimento da vida em nosso planeta, a eletricidade já estava presente e se manifestava, por exemplo, nos intensos relâmpagos que costumavam ocorrer. O nosso corpo é dotado de eletricidade: o funcionamento do sistema nervoso, as batidas do coração... acontecem por meio de descargas elétricas. A eletricidade é um fenômeno natural. O homem apenas a descobriu e desenvolveu formas de usá-la.”
(Barros & Paulino in Física e Química)

Analise as situações a seguir, extraídas do nosso cotidiano, e marque a INCORRETA:
Se aquecermos uma amostra (no estado sólido) de um sistema constituído por um único tipo de partículas, e anotarmos as temperaturas nas quais ocorrem as mudanças de estado, ao nível do mar, obteremos sempre um gráfico como o abaixo. É claro que, sem dúvida, os valores das temperaturas e dos intervalos de tempo serão diferentes para cada substância aquecida. Observe:



Sobre esse gráfico das mudanças de estado da substância x, foram feitas as seguintes afirmativas:

I. Aos 10 minutos marca-se o início da fusão dessa substância.
II. Durante as mudanças de estado (fusão e ebulição), a temperatura permanece constante, por se tratar de uma substância pura.
III. O gráfico é, sem dúvida, sobre mudança de estado de uma substância pura, pois apresenta dois patamares.
IV. A temperatura ideal de ebulição desta substância é registrada apenas aos 50 minutos.
V. Aos 30 minutos, essa substância está no estado líquido.
VI. Aos 15 minutos, essa substância apresenta-se sob os estados: sólido e líquido.
VII. Aos 55 minutos essa substância está no estado de vapor.
VIII. O gráfico pode ser sobre mudança de estado de uma substância pura, pois não apresenta patamares, mas sim, diferentes variações de temperatura em diferentes intervalos de tempo.

Da análise das afirmativas, conclui-se: