Filtrar


Questões por página:
Na obra As cem linguagens da criança, os autores apresentam uma lista de sugestões para a interação entre criança-professor, como uma condensação e síntese que pode ser útil aos leitores. Conforme essa lista, no trabalho com desenhos, o professor começa ajudando as crianças a estabelecerem uma relação com o objeto ou com o evento desenhado, tal como a viagem aos campos, uma observação cuidadosa de si mesmo no espelho etc. Nesse caso, o desenho torna-se
O Decreto nº 11.556/2023 institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Conforme esse Decreto, art.30, para fins de monitoramento do Compromisso, serão utilizadas informações do seguinte instrumento de avaliação, entre outros:
I. avaliação _______________, realizada pelas escolas e liderada _______________, com apoio do Ministério da Educação;
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Ao discutir a avaliação como diálogo entre formas de ensinar e percursos de aprendizagem dos alunos, Silva (In: Silva, Hoffmann e Esteban,2003) menciona uma avaliação que possui as seguintes características: democrática, constante, diversificada e contínua, sistemática (metódica) e intencional. Essas características são da avaliação
Com relação à Educação Ambiental, orienta-se que sejam estudados os ecossistemas rurais e urbanos, até por ser uma característica do município de Campinas apresentar áreas urbanas inseridas em áreas rurais e áreas rurais nas urbanas. Conforme Dias (In: Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais: um processo contínuo de reflexão e ação,2012), diversas atividades podem ser desenvolvidas de forma a conduzir o aluno a se (des)envolver neste ecossistema urbano.
Uma dessas atividades é
Em todos os níveis escolares, o ensino de Ciências deve fazer uso de atividades e propostas instigantes. Nesse sentido, conforme Sasseron (2011), é necessário