Filtrar


Questões por página:
A intolerância à lactose congênita é uma condição grave que pode levar ao óbito, se não diagnosticada precocemente. Nesse tipo de intolerância a enzima lactase está ausente ou inativa e o recém-nascido apresenta diarreia líquida ao ser amamentado ou receber fórmulas contendo lactose. Essa condição impede a enzima lactase de agir sobre a lactose para produzir:
O Sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) é utilizado para identificar os perigos específicos e medidas preventivas para seu controle, objetivando a segurança do alimento. Avalie a seguinte definição e selecione a alternativa correspondente: "É a probabilidade de ocorrência de um perigo à saúde pública, de perda de qualidade de um produto ou alimento ou de sua integridade econômica".
A colina é um nutriente essencial para o desenvolvimento cerebral do feto e o fechamento normal do tubo neural durante a gestação. Selecione a alternativa que apresenta os principais alimentos fontes de colina.
A síndrome de realimentação é uma complicação ameaçadora à vida, que ocorre após jejum prolongado em pacientes desnutridos ou após processos catabólicos graves. Geralmente ocorre nas primeiras 72 horas após o início da dieta enteral ou parenteral. A presença de distúrbios eletrolíticos é um fator importante para determinar o risco de síndrome de realimentação. Selecione a alternativa que apresenta os principais eletrólitos que devem ser monitorados nessa condição clínica.
De acordo com a Resolução N° 216, de 15 de setembro de 2004, os procedimentos operacionais padronizados (POP) são documentos obrigatórios nos serviços de alimentação e nutrição. Esses documentos devem estar acessíveis aos funcionários envolvidos e disponíveis à autoridade sanitária, quando requerido. Sobre os POP, selecione a alternativa correta.