Filtrar


Questões por página:
Qual das seguintes abordagens é geralmente recomendada na dietoterapia para indivíduos com doença de refluxo esofágico (DRGE)? Marque a alternativa correta.
Sobre indicadores antropométricos infantis, assinale a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
A desnutrição possui elevada prevalência no Brasil, principalmente entre crianças, sendo necessária alta prioridade em termos de pesquisa e intervenção. Em relação à desnutrição, analise as assertivas.

I. Entre as causas da desnutrição energético-proteica estão o consumo alimentar deficiente, qualitativa e quantitativamente, desemprego e subemprego, distribuição injusta de riquezas.
II. Através do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) não é possível fazer a detecção de áreas de incidência de desnutrição, pois a prevalência é muita alta.
III. O índice antropométrico peso/estatura indica um processo agudo de desnutrição, enquanto a estatura/idade indica um processo pregresso ou a longo prazo (crônico).
IV. O acompanhamento do desenvolvimento da criança, na atenção básica, objetiva sua promoção, proteção e a detecção precoce de alterações passíveis de modificação que possam repercutir em sua vida futura. Isso ocorre, principalmente, por meio de ações educativas e de acompanhamento integral da saúde da criança.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Visualizar Questão Comentada
Em relação ao diagnóstico de Atraso no Desenvol - vimento Global (DSM-5 TR,2022), marque a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
Analise as assertivas, considerando os campos de estudo sobre deficiência para a Psicologia, de acordo com Gesser et. al. (2019).

I. Dinamizar o conhecimento sobre deficiência, com base nas contribuições antropológicas e sociológicas, equilibrando o jogo de forças entre as perspectivas biomédica e sociais, no estudo da deficiência como categoria social.
II. Romper com a dicotomia ainda vigente entre desenvolvimento psicológico normal/anormal, típico/atípico, tendo em vista perspectivas como a da “neurodiversidade”.
III. Aplicar as teorias do desenvolvimento já existentes sobre a constituição do sujeito/personalidade e psicopatologia.
IV. Ampliar o horizonte ético, na formação e atuação do psicólogo, pela defesa da educação inclusiva, que remete à valorização da diversidade, ao cuidado e à vida interdependente, como uma condição humana.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Visualizar Questão Comentada