Filtrar


Questões por página:
A Reforma do Estado Brasileiro, a partir da década de 1990, reordenou a Gestão da Educação. Destaca-se, entre as causas mais importantes para as reformas educacionais nesse período, a
Na tensão entre as reformas neoliberais e a defesa de uma educação laica, pública e de qualidade socialmente referenciada, a instância primariamente responsável pela mobilização social em prol de transformações estruturais na educação é a
Análises sobre a formação do grande mercado da educação explicitam uma reestruturação sistêmica guiada por mecanismos de governança transnacional. Nesse cenário, uma das estratégias adotadas, que se mostram estruturantes para esse mercado educacional, é
Leia o excerto a seguir.

Quando realizada corretamente, a Pesquisa de Marketing “conecta o consumidor, o cliente e o público ao profissional de marketing através de informações – informações usadas para identificar e definir oportunidades e problemas de marketing, para gerar, refinar e avaliar ações de marketing, para monitorar o desempenho do marketing e para melhorar a compreensão do marketing como processo”.

Fonte: MALHOTRA, N.K.Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada.7ª ed. Editora Bookman,2019.

Considerando um cenário em que a empresa precisa entender mudanças sutis nas percepções dos consumidores, em um mercado altamente dinâmico e mutável, seria interessante realizar uma
Leia o excerto a seguir.

Para que um planejamento de marketing seja eficaz, é essencial que ele descreva a dinâmica do mercado onde a empresa atua. Isso significa compreender o ambiente competitivo, tendências, demandas do consumidor e outros fatores externos, como a concorrência. Possuir uma compreensão clara do plano de negócios da empresa e do ambiente externo é vital para traçar estratégias robustas de marketing.

Pessoa, M. Plano de marketing: o que é e como desenvolver. CONVERSION.com, São Paulo,11 de outubro de 2023. Disponível em:. <http://bit.ly/42x3DUE>. Acesso em 27 de março de 2025.

Considerando um mercado saturado e de rápida inovação tecnológica, para garantir a sustentabilidade competitiva, as empresas podem adotar uma estratégia de