Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Assinale a alternativa CORRETA de acordo com as ideias apresentadas no Texto I.

Para reproduzir o experimento de Young, que demonstra a interferência da luz e comprova sua natureza como onda eletromagnética, um par de fendas é posicionado entre a fonte luminosa F e o anteparo A, conforme ilustrado na figura abaixo. Seja λ, o comprimento de onda da luz quase monocromática emitida por F, d a distância entre as fendas e D a distância entre as fendas e o anteparo. No padrão de interferência formado em A, composto por franjas claras e escuras, a separação entre o máximo central e o primeiro máximo seguinte, representada pr y, pode ser eterminada pela equação:



Imagem associada para resolução da questão

A teoria de Bohr para o átomo de hidrogênio foi de fundamental importância para a física que estava sendo construída no final do século XIX. Bohr mostrou que as transferências de energia no átomo, na geração ou absorção de um fóton levando um átomo, se dão de maneira quantizada permitindo prever, com precisão, a posição das linhas do espectro do hidrogênio. Sobre esse modelo, considere as afirmações abaixo:



I- Os elétrons se movem em órbitas estacionárias irradiando energia continuamente, conforme o modelo de Rutherford. Essa previsão pode ser verificada usando a mecânica clássica e eletrodinâmica.


II- Os átomos irradiam energia quando um elétron sofre uma transição de um estado estacionário para outro e a frequência da radiação emitida está relacionada às energias das órbitas.


III- A energia dos estados estacionários é determinada com base no princípio da correspondência. Para o estado fundamental, essa energia é de -13,6 e V, também chamada de energia de ionização.



É CORRETO o que se afirma em:

Em um experimento de óptica, um técnico de laboratório posiciona um objeto real de 9,0cm de altura diante de um espelho côncavo, cujo raio de curvatura é de 40,0cm. O objeto é colocado verticalmente a 10,0cm do vértice do espelho. Com base nessas informações, determine as características da imagem formada (posição, natureza e orientação).

Com o objetivo de testar o conhecimento dos estudantes de Física III, um técnico do laboratório de Física da UEPB montou o circuito elétrico mostrado abaixo. Usando um multímetro analógico, um estudante mediu a tensão sobre os resistores de 1kΩ e 100Ω, indicadas na figura abaixo como V1 e V2, respectivamente.



Imagem associada para resolução da questão



Com base nessas medições e sabendo que a corrente total é I = 18,5 mA, a resposta que mais se aproxima do resultado esperado para o valor da resistência do potenciômetro P1 será: