Filtrar


Questões por página:
Avalie as afirmativas a seguir sobre os fatores que influenciam a mobilidade nas regiões da cidade de Niterói e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A alta densidade demográfica de Pendotiba motivou investimentos em transporte público, o que tornou a região a mais bem equipada em infraestrutura viária, com o transporte coletivo como principal meio de locomoção.
( ) O recente e desordenado processo de expansão urbana vertical na Região Oceânica provocou a falta de infraestrutura adequada para a conexão com o centro da cidade, o que levou os moradores a optarem pelo transporte cicloviário.
( ) A concentração da maior parte dos empregos do município na região do Centro fez dela um ponto de articulação na rede metropolitana de transporte, que a conecta ao Rio de Janeiro e a outros municípios.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada
Leia o trecho a seguir.

O Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis é um Parque Público localizado na margem da Lagoa de Piratininga, projetado para aproximar os visitantes do meio natural em um contexto urbano, por meio de soluções baseadas na natureza. O espaço promove o sentimento de pertencimento ao ambiente e valoriza a convivência harmoniosa com a natureza. Conformando um sistema de espaços livres, o parque conta com áreas de estar, espaços infantis e áreas esportivas. As praças já implantadas possuem píeres voltados para pesca e contemplação. Além disso, o Parque está implantando cinco estruturas de apoio à atividade pesqueiras artesanal constituídas de espaços para guarda de barco, material de pesca e píeres de pesca. O sistema viário conecta as praças entre si e integra o Parque à malha urbana existente, priorizando o trânsito de bicicletas e o passeio de pedestres ao longo de toda a margem. A circulação de veículos leves é permitida apenas quando necessário, em baixa velocidade.
Adaptado de https://www.prosustentavel.niteroi.rj.gov.br/parque-orlapiratininga/

Com base na leitura do trecho, assinale a opção que descreve corretamente os objetivos da criação do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis.
Visualizar Questão Comentada
Observe o gráfico da evolução populacional de Niterói.

Q12.png (329×308)

Com base nos dados do gráfico, avalie as afirmativas a seguir referentes à evolução do crescimento populacional da cidade de Niterói.

I. A baixa densidade demográfica apresentada nos anos 1970 reflete as políticas de controle reprodutivo das mulheres em voga desde 1950, o que diminuiu o número de filhos por família.
II. O crescimento populacional no século XXI pode ser atribuída a investimentos em saúde coletiva e ao aumento da expectativa de vida e longevidade.
III. O incremento populacional significativo nas últimas décadas está associado ao ganho de qualidade de vida da população niteroiense.

Está correto o que se afirma em
Considere as imagens a seguir.

I. (1958): Estação das Barcas Cantareira, inaugurada em 1889,

Q11_1.png (333×256)

II. (1959): Revolta das Barcas, quando usuários incendiaram o edifício em protesto contra a má administração da empresa responsável, episódio que levou à estatização do sistema aquaviário.

Q11_2.png (317×212)

III. (2025): Fotografia do edifício atualmente sob responsabilidade do Consórcio Barcas Rio.

Q11_3.png (326×208)

Com base na análise das imagens, assinale a afirmativa que descreve corretamente as transformações e permanências do espaço da Estação das Barcas, considerando tanto a atuação da população quanto as intervenções administrativas ao longo do tempo.
Leia o trecho a seguir.

No século XIX, a Igreja de São Domingos Gusmão, localizada no atual bairro de São Domingos, em Niterói, recebeu visitas da Família Real portuguesa, já que se encontrava próxima ao palacete onde D. João VI se hospedava quando visitava a área. Outro capítulo memorável da Igreja foram as celebrações de honras fúnebres a José Bonifácio de Andrada e Silva, em 1838, conhecido como o “Patriarca da Independência”. O templo passou por diversas reformas no decorrer do século XIX, sendo reconstruído a partir de 1897. Sua forma atual decorre da grande reforma de 1907. Em 1995, a Prefeitura Municipal tombou o imóvel, “considerando seu valor como marco histórico, urbanístico e afetivo da cidade”.

Adaptado de JULIO, Suelen. Presença indígena na história: reflexões em torno da Igreja de São Domingos Gusmão. Revista Nordestina de História do Brasil, Cachoeira, v.2, n.3, p.109.

Com base na leitura do texto, assinale a opção que identifica corretamente o tipo de valor reconhecido à Igreja de São Domingos durante o processo do seu tombamento.
Visualizar Questão Comentada