Filtrar


Questões por página:
O processo de recuperação de áreas degradadas requer fundamentos da pedogênese, da física e da química do solo. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando esses fundamentos às suas respectivas descrições.

Coluna 1
1. Ferratilização. 2. Podzolização. 3. Gleização. 4. Salinização. 5. Sodificação.
Coluna 2

( ) Processo no qual ocorre a dispersão, o transporte e a deposição de material coloidal inorgânico ou, por vezes, inorgânico em associação, que se translocam de um horizonte superior para um inferior.

( ) Processo no qual se destaca o intemperismo químico e os mecanismos de transformação e remoção, constituindo em uma via de formação de formação de solos na qual processos de hidrólise, oxidação e lixiviação foram muito intensos, gerando acentuada dessilicação.

( ) Processo típico de ambiente na qual ocorre saturação permanente ou temporária de água durante maior parte do tempo, impondo condições de redução do ferro e do manganês.

( ) Processo que resulta em uma expressiva saturação da CTC por sódio.

( ) Processo típico de regiões semiáridas ou com estação seca bem pronunciada, onde ocorre uma acumulação de sais solúveis que, por aumento de concentração, precipitam no perfil.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Referente à aptidão agrícola de solos para uso, analise as assertivas a seguir:

I. Profundidade efetiva, relevo e declive da área, pedregosidade, matacões e rochosidade, e impedimentos químicos no solo são atributos que compreendem a análise da área de interesse para fins de avaliação.

II. A rochosidade, embora seja fator importante na avaliação da aptidão à mecanização, torna-se de menor peso atualmente, dada a capacidade de recolher as pedras na superfície do solo.

III. Na profundidade efetiva do solo, avalia-se a profundidade total do solo, uma vez que as raízes podem penetrar no solo, pois quanto maior a profundidade e o volume de solo explorado, maior a capacidade de absorver água e nutrientes e fornecer suporte físico às plantas.

IV. Solos salino-sódicos são de fácil recuperação desde que apresentem boa permeabilidade, o que permite lavagens intensas, seja com irrigação ou da própria água da chuva. A exemplo, os solos da região costeira do RS.


Quais estão INCORRETAS?
Visualizar Questão Comentada
Referente ao Decreto que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, estabelece o processo administrativo federal para apuração destas infrações, e dá outras providências, analise as assertivas a seguir:

I. Considera-se infração administrativa ambiental, toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente.

II. O órgão ou a entidade ambiental, no exercício do seu poder de polícia ambiental, poderá aplicar sanções e medidas administrativas que podem incluir advertência, multas, demolição da obra e suspensão parcial ou total das atividades.

III. A sanção de advertência não excluirá a aplicação de outras sanções.

IV. O pagamento de multa por infração ambiental imposta pelos Estados, Municípios, Distrito Federal ou Territórios substitui a aplicação de penalidade pecuniária pelo órgão federal, em decorrência do mesmo fato, respeitados os limites estabelecidos neste Decreto.

Quais estão corretas?
Referente aos principais fatores de degradação de solos, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Ajuste de carga animal e oferta de forragem são fatores com baixo impacto sobre a degradação de solos e do ambiente.

( ) O desenvolvimento de atividades industriais e/ou bioindustriais, ainda que devidamente regulamentadas, geram impacto no ambiente e, portanto, tem potencial de causar degradação do solo.

( ) Atividades agrícolas que aportam insuficiência de fertilizantes, uso de água de irrigação de baixa qualidade e uso inapropriado de máquinas agrícolas são fatores que têm impacto negativo na conservação de solos.

( ) A exploração intensiva do solo e da vegetação para fins de produção de combustíveis e biocombustíveis são agentes de degradação do solo.

( ) Desmatamento ou remoção da vegetação natural para fins de agricultura e/ou pecuária, florestas comerciais, construção de estradas e urbanização constituem fatores importantes de degradação de solos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Visualizar Questão Comentada
Referente ao descarte e ao reúso de efluentes líquidos no âmbito do estado do Rio Grande do Sul, analise as assertivas a seguir:

I. Efluente líquido industrial é despejo líquido resultante de qualquer atividade produtiva, oriunda prioritariamente de áreas de transformação de matérias primas em produtos acabados.

II. Efeito de borda é o comportamento observado em ensaios de infiltração desenvolvidos em pequenas escalas em decorrência da capilaridade do solo.

III. Razão de adsorção de sódio é a razão entre os íons de sais solúveis que indica a percentagem de sódio contida no efluente, em relação ao cálcio e magnésio, que pode ser adsorvido pelo solo, sendo um critério adotado para avaliar o risco de solidificação do solo em função da concentração de sódio contida no efluente.

IV. Vazão de referência: valor de vazão que passa a representar o limite superior de utilização da água em um curso d’água.


Quais estão corretas?