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"Por ser a aprendizagem um processo múltiplo, a não-aprendizagem é um comportamento normal do processo. O importante não é medir o que não se aprendeu, mas, a partir da avaliação, calcular o que se conseguiu, em que espaço de tempo, com que meios."

FERREIRA, M. Ação psicopedagógica na sala de aula: uma questão de inclusão. São Paulo, Paulus.

Considerando o excerto de Ferreira e suas reflexões sobre a ação psicopedagógica em sala de aula, analise criticamente as proposições a seguir, à luz da mediação docente, das singularidades da aprendizagem e da inclusão educacional, e assinale a alternativa correta quanto aos fundamentos da autora.
À luz da concepção de linguagem e de ensino de leitura e produção de textos defendida por Kaufman e Rodríguez, identifique a alternativa que expressa corretamente os pressupostos metodológicos e teóricos assumidos pelas autoras no que se refere ao papel da escola na formação de sujeitos leitores e produtores de texto.
Considerando a obra de Mizukami sobre as abordagens do processo de ensino, identifique a alternativa que apresenta, com base nas proposições da autora, uma compreensão didaticamente correta, coerente e teoricamente fundamentada da relação entre concepção de aprendizagem e função do professor no processo educativo.
Considerando as contribuições de Liliana Tolchinsky Landsmann sobre os processos evolutivos da aprendizagem da linguagem escrita e suas implicações para a prática pedagógica, analise as proposições abaixo:

I.O processo de apropriação da linguagem escrita supõe a articulação entre desenvolvimento cognitivo e inserção em práticas discursivas com função social, exigindo que o ensino promova experiências significativas nas quais a escrita seja mobilizada como meio de produção de sentido.
II.A aquisição da linguagem escrita depende essencialmente da internalização progressiva das estruturas ortográficas convencionais, cabendo à escola garantir que o domínio técnico da norma escrita preceda a exposição a contextos de uso significativos, a fim de evitar a fossilização de erros formais.
III.A aprendizagem da escrita se organiza como um processo cumulativo de aquisição de regras gramaticais, sendo a linearidade e a ortodoxia textual indicadores centrais de avanço cognitivo, uma vez que refletem a capacidade de controle sobre o sistema linguístico formal.

Está correto o que se afirma em:
Considerando a concepção de ensino da leitura e da escrita apresentada por Sandra Bozza, analise as proposições abaixo, à luz das práticas pedagógicas inclusivas e do papel social da linguagem, analise as afirmações que seguem:

I.A proposta de Bozza orienta-se por uma concepção crítica de letramento, em que ler e escrever transcendem o domínio instrumental da linguagem, sendo práticas situadas culturalmente e orientadas pela construção de sentidos no mundo social.
II.A inclusão defendida por Bozza pressupõe a incorporação de técnicas de alfabetização baseadas em métodos fonéticos e silábicos, de modo a garantir o acesso formal à leitura e à escrita a todos os alunos, especialmente os com dificuldades de aprendizagem.
III.Na perspectiva de Bozza, o ensino da leitura e da escrita deve priorizar a padronização linguística e a norma culta, pois é por meio dessa normatividade que os sujeitos alcançam a plena inclusão no sistema educacional e no mercado de trabalho.

Está correto o que se afirma em: