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Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
O livro Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais à doença de indivíduos (DIVERSOS AUTORES) apresenta uma crítica contundente ao processo de medicalização, entendida como a tendência de transformar dificuldades escolares e sociais em diagnósticos clínicos individuais. Esse processo desloca as causas estruturais para o âmbito biomédico, produzindo efeitos diretos sobre a prática escolar e sobre a construção de políticas públicas. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
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Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Uma professora iniciante relata sentir-se despreparada diante de constantes mudanças curriculares e pressões para adotar novas tecnologias em sala de aula. O coordenador pedagógico, em vez de oferecer "receitas prontas", promove encontros coletivos de formação em que os professores discutem suas práticas, refletem sobre dilemas e elaboram soluções conjuntas. Tal prática se alinha:
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Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Leia o excerto abaixo:
Para Paulo Freire, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar condições para que os educandos se tornem sujeitos críticos da própria realidade. Isso implica reconhecer que todo ato educativo é ético político, jamais neutro, e que exige do professor uma postura de compromisso histórico e social. Essa concepção está associada ao (à) __________.
Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta:
Para Paulo Freire, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar condições para que os educandos se tornem sujeitos críticos da própria realidade. Isso implica reconhecer que todo ato educativo é ético político, jamais neutro, e que exige do professor uma postura de compromisso histórico e social. Essa concepção está associada ao (à) __________.
Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta:
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Prefeitura de Birigui - SP
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Pedagogia
Uma professora de 2º ano do Ensino Fundamental percebe que seus alunos cometem erros recorrentes ao escrever palavras foneticamente. Em reunião pedagógica, ela afirma: "Esses erros não devem ser corrigidos de imediato, pois fazem parte de uma lógica própria de pensamento da criança, que se apoia em hipóteses sobre o sistema de escrita". A fala da professora está fundamentada:
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Prefeitura de Birigui - SP
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Pedagogia
Maria Teresa Egler Mantoan, em Pensando e Fazendo Educação de Qualidade, apresenta uma reflexão profunda sobre a necessidade de consolidar uma educação inclusiva como princípio estruturante da escola contemporânea. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).
(__)Para a autora, a inclusão não se reduz à inserção física de estudantes com deficiência no espaço escolar, mas constitui um processo amplo de transformação pedagógica, curricular e cultural, que exige rever concepções de ensino, aprendizagem e gestão educacional.
(__)Mantoan defende que a educação de qualidade só se concretiza quando todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou culturais, têm garantido o direito de aprender em ambientes coletivos, participativos e dialógicos. Nesse sentido, a inclusão é concebida como uma ruptura com modelos seletivos e excludentes, herança histórica de uma escola marcada pela homogeneização e pela meritocracia.
(__)Mantoan propõe uma pedagogia da inclusão que ultrapassa o viés assistencialista ou compensatório. Ela concebe a inclusão como uma nova racionalidade educacional, capaz de questionar as próprias bases da escola tradicional. Esse modelo amplia o horizonte da educação como direito humano universal, alinhado às diretrizes internacionais (como a Declaração de Salamanca, de 1994) e às legislações brasileiras (LDB/1996, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva).
A sequência CORRETA é:
(__)Para a autora, a inclusão não se reduz à inserção física de estudantes com deficiência no espaço escolar, mas constitui um processo amplo de transformação pedagógica, curricular e cultural, que exige rever concepções de ensino, aprendizagem e gestão educacional.
(__)Mantoan defende que a educação de qualidade só se concretiza quando todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou culturais, têm garantido o direito de aprender em ambientes coletivos, participativos e dialógicos. Nesse sentido, a inclusão é concebida como uma ruptura com modelos seletivos e excludentes, herança histórica de uma escola marcada pela homogeneização e pela meritocracia.
(__)Mantoan propõe uma pedagogia da inclusão que ultrapassa o viés assistencialista ou compensatório. Ela concebe a inclusão como uma nova racionalidade educacional, capaz de questionar as próprias bases da escola tradicional. Esse modelo amplia o horizonte da educação como direito humano universal, alinhado às diretrizes internacionais (como a Declaração de Salamanca, de 1994) e às legislações brasileiras (LDB/1996, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva).
A sequência CORRETA é: