Questões de Concurso
Filtrar
473.210 Questões de concurso encontradas
Página 1155 de 94.642
Questões por página:
Analise a tabela abaixo à luz do enunciado que a segue:

*Tabela construída com dados obtidos na 1ª página do motor de buscas do Google a partir da questão: “Em que ano se deu a independência do...”. Acesso em 19 ago 2025.
A invasão napoleônica da Península Ibérica deve ser associada à interpretação do quadro apresentado da seguinte forma:
“(...) era ainda influenciada pela meta principal do governo, que era a abertura lenta e gradual a ser implementada. Com todos esses paradigmas apresentados, a velha divisão esquerda/direita, capitalismo/comunismo perdeu importância. Necessitando de capitais, o governo foi buscar novos mercados, entre eles o do bloco socialista, com o Brasil restabelecendo laços com a União Soviética e o Leste Europeu. Além do Leste Europeu, o Brasil buscava contato com a China Popular e Angola, naquele momento já sob o governo marxista do MPLA.
O Brasil ainda entraria em polêmica com os Estados Unidos acerca da questão dos Direitos Humanos. As mortes de Vladimir Herzog e Manuel Fiel Filho em flagrante tortura realizada em dependências do Exército fizeram a má fama do Brasil internacionalmente. O governo reagiu de modo rancoroso, distanciando-se discretamente do governo americano.”
Adaptado de www.infoescola.com/historia Acesso em 18 ago 2025.
O conjunto de medidas que pautaram a política externa brasileira no período retratado no excerto ficou conhecido como:
Observe e analise a charge a seguir, reconhecida como a primeira charge política publicada no Brasil. O autor, Manoel de Araújo, nasceu em 1806 na cidade de Rio Pardo/RS. Começa a estudar pintura e desenho aos 16 anos, adotando o sobrenome Porto-Alegre em referência ao estado em que nasceu. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1827, ingressando na Academia Imperial de Belas Artes, estudando com o francês JeanBaptiste Debret. Em 1831, viaja com Debret para a Europa, tendo lições com outros grandes mestres da França, da Itália, da Inglaterra e da Bélgica. Por lá conheceu as publicações humorísticas de caricaturas políticas que circulavam no continente. Ao regressar ao Brasil em 1837, publica no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro, no dia 14 de dezembro, a charge intitulada “A Campainha e o Cujo”.

A legenda no rodapé da página representa um diálogo:

Disponível em: https://nanquim.com.br/1837-a-campainha-e-o-cujo-de-manoel-de-araujo-porto-alegre/ Acesso em 20 ago 2025.
A charge apresentada aponta para uma questão frequente ao longo de diferentes épocas e conjunturas da História, inclusive no Brasil regencial, pois se refere:
“(...) os intelectuais reunidos pela primeira vez em Congresso dariam uma importante contribuição ao restabelecimento da democracia no país, reivindicando, paralelamente, um maior acesso da população às vantagens da educação e da cultura. Assim, escritores das mais variadas tendências estéticas e políticas debatem durante cinco dias temas como ‘a democratização da cultura’, ‘a criação literária e a liberdade’, ‘o escritor e a luta contra o fascismo’ – temas esses que davam a tônica exata da responsabilidade social que o intelectual brasileiro chamava a si em momento tão decisivo da vida nacional, para não dizer da própria História universal.”
ALVES FILHO, Ivan. Brasil – 500 anos em documentos. Rio de Janeiro: Mauad,1999. p.496.
O contexto a que se refere o trecho apresentado sobre o I Congresso Brasileiro de Escritores, que contou com a presença de nomes como Jorge Amado, Monteiro Lobato e Sérgio Buarque de Holanda, é:
O trecho a seguir foi retirado de uma obra didática destinada a alunos do ensino fundamental:
“Após várias tentativas de acabar com a comunidade, em 1912, tropas estaduais foram enviadas para combate e mataram José Maria e alguns de seus seguidores. Tal fato alimentou ainda mais a fé dos caboclos que, ao reorganizarem a comunidade, acreditavam que José Maria voltaria a guerrear com eles, trazendo consigo um exército divino.”
FTD Sistema de Ensino: Ensino Fundamental: Anos Finais (9º ano). 2ª ed. São Paulo: FTD,2024. p.27.
O movimento que pode ser associado à mesma característica da revolta descrita e evidenciada no trecho é: