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Leia o texto a seguir:

Biotecnologia: O caso da “desextinção” dos lobos-terríveis

Segundo reportagem publicada na Scientific American (2024), a empresa Colossal Biosciences anunciou avanços significativos em projetos de engenharia genética voltados à desextinção de espécies. Um dos marcos foi a criação de filhotes de canídeos com características genéticas derivadas do extinto lobo-terrível (Aenocyon dirus), espécie que desapareceu há cerca de 13 mil anos. Os cientistas sequenciaram partes conservadas desse material genético e compararam-nas com o genoma do lobo-cinzento (Canis lupus). A partir dessa comparação, foram selecionados trechos específicos relacionados a características morfológicas do ancestral extinto. O processo realizado incluiu as seguintes etapas:

1. Sequenciamento de fragmentos de DNA fóssil extraído de ossos do lobo-terrível encontrados em sítios paleontológicos.
2. Comparação do material genético com o genoma de lobos modernos para identificar genes correspondentes relacionados à morfologia, musculatura e pelagem.
3. Uso da técnica CRISPR-Cas9 para editar o DNA de células somáticas de lobos modernos, incorporando genes específicos compatíveis com os do lobo-terrível.
4. Transferência do núcleo dessas células editadas para óvulos anucleados, obtendo os embriões.
5. Implantação dos embriões em fêmeas receptoras.
6. Nascimento dos filhotes.

(Disponível em: www.scientificamerican.com/article/the-dire-wolf-isnt-back-but-heres-what-de-extinction-techcan-actually-do/ – texto adaptado especialmente para esta prova).

Com base no procedimento descrito, os filhotes obtidos podem ser classificados como:
A reação em cadeia da polimerase (PCR) é uma técnica fundamental da biologia molecular, amplamente utilizada na pesquisa científica, no diagnóstico molecular, na medicina forense e no melhoramento genético. Ela permite a amplificação in vitro de sequências específicas de DNA por meio de ciclos repetidos de reações enzimáticas controladas por temperatura. Esse processo é realizado em um equipamento chamado termociclador, que ajusta automaticamente as temperaturas específicas necessárias para cada etapa do ciclo, garantindo a replicação exponencial da sequência-alvo. Com base nessa técnica, enumere, correta e respectivamente, as etapas de um ciclo completo da PCR em um protocolo padrão, considerando suas funções e as temperaturas típicas em que ocorrem conforme apresentado no livro “Introdução à Genética” (Griffiths et al., 2020).

( ) Aquecimento ~95 °C. ( ) Desnaturação completa da dupla fita de DNA em moldes simples. ( ) Resfriamento da reação para entre ~50–65 °C. ( ) Hibridização dos primers às regiões complementares da fita molde de DNA. ( ) Aquecimento para 72 °C. ( ) Extensão catalisada pela enzima Taq DNA polimerase.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A produção de uvas no Vale do São Francisco, no sertão de Pernambuco, tem se destacado por sua alta produtividade e possibilidade de múltiplas safras anuais graças ao manejo intensivo e ao uso de tecnologias agrícolas, incluindo a aplicação de reguladores de crescimento. Nos polos de fruticultura irrigada, como os de Petrolina e Juazeiro, o cultivo da videira é favorecido pelo controle da irrigação e pela manipulação hormonal. Para garantir uma produção de frutos com maior qualidade comercial e fora da sazonalidade natural, são aplicados hormônios vegetais em diferentes fases do cultivo, que auxiliam na indução do florescimento, no alongamento dos cachos, no raleio de frutos e no amadurecimento mais uniforme. Em relação aos fitormônios, analise as funções desejadas a seguir:

Quebra de dormência de gemas e estímulo ao florescimento fora de época. Alongamento dos cachos e aumento do tamanho das bagas (uva sem semente). Inibição da abscisão precoce e aumento do tempo de prateleira. Aumento do acúmulo de açúcares no fruto, produzindo uvas mais doces. Amadurecimento uniforme dos frutos em tempo reduzido.

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os hormônios vegetais utilizados para as funções apresentadas acima.

Durante uma aula prática de fisiologia vegetal, um aluno do curso técnico subsequente em agropecuária relatou ao professor de Biologia que notou sintomas de clorose intensa na plantação de milho, especialmente nas folhas mais velhas de suas plantas. Preocupado com a produtividade da lavoura, ele trouxe uma amostra para análise e perguntou ao professor qual elemento essencial ou nutriente poderia estar ausente, provocando esse sintoma. Considerando os conceitos de mobilidade dos nutrientes no floema, função fisiológica dos elementos e os sintomas típicos de deficiência, assinale a alternativa correta.
Analise a figura abaixo, um desenho esquemático de uma célula animal que está prestes a entrar em divisão, podendo seguir por mitose ou meiose, dependendo do tipo celular e do contexto fisiológico:

Imagem associada para resolução da questão

Com base no número cromossômico e ploidia da célula representada na figura e nos conhecimentos sobre divisão celular, analise as assertivas a seguir:

I. A célula representada na figura irá passar pela fase S da interfase, onde ocorrerá a duplicação do material genético, resultando em uma célula com 16 cromossomos, formados por duas cromátides irmãs unidas pelo centrômero. Ao final da divisão mitótica, a célula terá o número de cromossomos restaurado.
II. Na mitose, os cromossomos se alinham no plano equatorial, e as 16 cromátides irmãs são separadas pela ação das fibras do fuso mitótico na anáfase, garantindo a distribuição equitativa do material genético entre as células filhas. Ao final da mitose, formam-se duas células filhas geneticamente idênticas.
III. Na meiose I, a separação das cromátides irmãs é precedida pela sinapse entre os cromossomos homólogos, com formação dos complexos sinaptonêmicos e ocorrência de recombinação gênica. Ao final dessa etapa, formam-se duas células haploides com n = 4 cromossomos.
IV. O crossing over, ou permutação gênica, ocorre entre cromátides irmãs dos cromossomos não homólogos durante a prófase I da meiose, aumentando a variabilidade genética dos gametas.
V. A meiose II é funcionalmente análoga à mitose, porém é diferenciada pelo pareamento de cromossomos homólogos que ocorre apenas na metáfase II. Ao término dessa etapa, formam-se quatro células geneticamente distintas, com n = 4 cromossomos simples, evidenciando seu papel na variabilidade genética dos gametas.

Quais estão corretas?