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Com relação à abordagem inatista do desenvolvimento do homem, assinale a afirmativa INCORRETA.

Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069, de 13/07/1990 – ECA), assinale a afirmativa INCORRETA.

“Um sistema educacional comprometido com o desenvolvimento das capacidades dos alunos, que se expressam pela qualidade das relações que estabelecem e pela profundidade dos saberes constituídos, encontra, na avaliação, uma referência à análise de seus propósitos, que lhe permite redimensionar investimentos, a fim de que os alunos aprendam cada vez mais e melhor e atinjam os objetivos propostos.”

(Brasil,1997.)


Acerca da compreensão da avaliação contemplada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Conjunto de ações cujo objetivo é o ajuste e a orientação da intervenção pedagógica para que o aluno aprenda da melhor forma.

( ) Conjunto de ações que busca obter informações sobre o que foi aprendido e como.

( ) Elemento de reflexão contínua para o professor sobre sua prática educativa.

( ) Instrumento que possibilita ao aluno tomar consciência de seus avanços, dificuldades e possibilidades.

( ) Ação que ocorre apenas em momentos específicos caracterizados como fechamento de grandes etapas de trabalho.

( ) Instrumento para o desenvolvimento das atividades didáticas para interpretação de um momento estático e linear de construção de conhecimento.


A sequência está correta em

A interdisciplinaridade, como questão gnosiológica, surgiu no final do século XIX e visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo as fronteiras das disciplinas. A metodologia do trabalho interdisciplinar implica em, EXCETO:

O princípio da gestão democrática está inscrito na Constituição Federal e na LDB, sendo assim, ele deve ser desenvolvido em todos os sistemas de ensino e escolas públicas do país. A gestão democrática traz, em si, a necessidade de uma postura democrática. E esta postura revela uma forma de encarar a educação e o ensino em que o Poder Público, o coletivo escolar e a comunidade local, juntos, estarão sintonizados para garantir a qualidade do processo educativo. Considerando o exposto, são elementos que fazem parte desse processo, EXCETO: