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De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, é necessário estimular novas formas de organização dos componentes curriculares dispondo-os em eixos temáticos, que são considerados eixos fundantes, pois conferem relevância ao currículo. Desse modo, no Projeto Político-Pedagógico (PPP), a comunidade educacional deve engendrar o entrelaçamento entre trabalho, ciência, tecnologia, cultura e arte, por meio de atividades próprias às características da etapa de desenvolvimento humano do escolar a que se destinarem, prevendo, entre outros:
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Questão DESATUALIZADA
A Lei nº 9.394/96, já com as alterações da MP 746, determina, ainda, que as matérias de língua portuguesa, língua inglesa, matemática, ciências naturais e realidade social e política devem ser ofertadas obrigatoriamente nos três anos do ensino médio. Já as matérias consideradas transversais, como filosofia, sociologia, educação física, artes e línguas estrangeiras adicionais, não serão obrigatórias, sendo optativa a sua inclusão no currículo das escolas. Acerca do currículo do ensino médio na referida lei atualizada, é correto afirmar que
É fundamental estabelecer com clareza o que se espera da educação formal, definir o papel da escola, suas funções nesses novos tempos, para, consequentemente, elaborar um modelo ético de relação educativa, entendendo-se a ética como uma construção resultante da dialética entre o ideário e a vivência. Não podemos esquecer que existe uma clara distinção entre ética e moral. A moral refere-se à aquisição de bons hábitos e de um conjunto de regras prescritas, consideradas válidas para uma determinada realidade. A ética, por sua vez, diz respeito às proposições fundadoras das condutas humanas, podendo opor-se a regras e aos seus efeitos. Neste contexto, é INCORRETO afirmar que:
“A hidrelétrica de Belo Monte recebeu autorização para colocar mais uma turbina em operação comercial, segundo despacho da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no Diário Oficial da União desta quinta-feira. Segundo a agência, a máquina liberada tem 611,1 megawatts em capacidade instalada. Com isso, a hidrelétrica passa a operar com cerca de 2 gigawatts em capacidade, de um total de 11,2 mil megawatts que a usina terá quando concluída.” (Disponível em: http://www.osimpactosdebelomonte.com.br/sobre-o-projeto/.)

A Usina de Belo Monte é tema polêmico no Brasil desde antes da sua construção e pelo visto até que suas obras estejam concluídas. Assinale a alternativa que apresenta apenas os estados que receberão energia dessa Usina.
Israel bombardeou a Faixa de Gaza pelo 3º dia a fim de atingir o Hamas. Grupo muçulmano diz que combaterá incursões em território palestino
“Israel realizou nesta sexta-feira (6) novos bombardeios aéreos contra a Faixa de Gaza no que seria uma resposta a tiros de morteiro lançados pelo movimento Hamas. Esses são os enfrentamentos mais graves neste enclave palestino dos últimos dois anos que suscitam o temor de outra guerra. (06/05/2016)” (Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/05/confrontos-entre-israelenses-e-palestinos-criam-temor-de-outra-guerra.html.) O grupo Hamas, entre outras ações que desenvolve, convoca a população palestina a se insurgir contra os ataques e incursões de Israel. Esse tipo de insurreição contra os abusos promovidos pelos israelenses, já ocorrido anteriormente, é denominado: