Filtrar


Questões por página:
Segundo o artigo oitavo da Resolução CNE/[barra]CES número 7, de 18 de dezembro de 2018, as atividades extensionistas, segundo sua caracterização nos projetos político‑pedagógicos dos cursos, inserem‑se nas seguintes modalidades: programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços.
Para serem consideradas extensionistas, nos termos dessa resolução, essas modalidades devem
abre aspas Métodos ativos fecha aspas é um termo utilizado para designar um amplo espectro de estratégias para facilitar a aprendizagem, que se caracterizam principalmente por serem centradas no aluno. Quando esses métodos são utilizados, o professor altera significativamente seu papel, pois deixa de ser o transmissor de conhecimentos para agir como facilitador ou mediador no processo ensino‑aprendizagem.
Em um dos métodos ativos, abre aspas [...] colchete indicativo de corte no texto o material didático é disponibilizado para o estudante com antecedência, as abre aspas simples lições de casa fecha aspas simples são feitas em aula e o aprendizado conceitual é desenvolvido em casa. [...] colchete indicativo de corte no texto Pretende‑se com este método que os estudantes, depois de terem estudado antecipadamente os conceitos, usem a sala de aula para aprofundamento do conteúdo e realização de exercícios, principalmente em grupo fecha aspas abre parênteses Gil,2020 fecha parênteses.
Esse método ativo é conhecido como
A Lei número 10.861/[barra]2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior abre parênteses SINAES fecha parênteses, dispôs, no artigo terceiro, que a avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, considerando diferentes dimensões institucionais.
De acordo com essa Lei, são dimensões obrigatórias a serem avaliadas no SINAES, exceto:
Tendo como referência a evolução e as características do sistema brasileiro de educação superior, Macedo e colaboradores abre parênteses 2005 fecha parênteses discutem os fundamentos de uma efetiva reforma da educação superior, envolvendo a modernização do sistema, o efetivo aprimoramento da qualidade da educação brasileira e a democratização do ensino promovendo a inclusão social.
Assinale a alternativa que não atende aos fundamentos de uma reforma da educação superior defendida pelos autores.
A Aprendizagem Baseada em Projetos abre parênteses ABP fecha parênteses é uma metodologia ativa de ensino‑aprendizagem que permite aos estudantes, em geral, e do ensino superior, em particular, a oportunidade de confrontarem situações, questões e problemas do mundo real e, de forma colaborativa, desenvolverem conhecimentos para a resolução desses problemas.
Considerando que a ABP adota uma terminologia própria com significados específicos, assinale a alternativa que correlaciona corretamente termo e significado.