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Observe os enunciados de acordo com a Proposta Curricular do Município de Itapoá e determine V para verdadeiro e F para falso.

(__)As atividades extracurriculares como a comemoração de datas, eventos, projetos e atividades de contraturno escolar são secundárias, e só fazem sentido à medida em que possam enriquecer as atividades curriculares.
(__)A atividade principal da escola, são aquelas elaboradas a partir do currículo escolar, no qual se identificou os conhecimentos essenciais e a forma mais adequada de ensino para o processo de desenvolvimento conceitual e que contribui para a humanização.
(__) A atividade principal da escola, são aquelas elaboradas a partir do ensino prático no qual se identifica os conhecimentos básicos e a forma para o processo de desenvolvimento conceitual e que contribui para a humanização.

Assinale a ordem CORRETA:
De acordo com a Proposta Curricular de Itapoá “Um currículo educacional deve considerar como âmbito de referência o espaço social e cultural, e ter por base procedimentos formativos que levem, gradualmente, de forma contínua e progressiva, a uma educação integral e dotada de qualidade, que assegure aprendizagens relevantes e que atenda a toda dimensão sequencial quanto às exigências de aprendizagem definidas em cada etapa da trajetória escolar”. Diante disso, analise as sentenças a seguir:

I- É importante reconhecer que os currículos não são conteúdos prontos a serem transmitidos, mas devem ser concebidos como uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas, culturais, intelectuais e pedagógicas, os quais devem ser reinterpretados em cada contexto histórico.
II- É importante reconhecer que os currículos são conteúdos a serem transmitidos, mas devem ser concebidos como uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos abstratos e refletir as ações políticas, culturais, intelectuais e pedagógicas.
III- É importante estabelecer que os currículos são discussões informais de aprendizagem que a partir da sua construção a serem transmitidos, mas devem ser uma seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas, culturais, intelectuais e pedagógicas, os quais devem ser reinterpretados em cada contexto histórico.

Está(ão) CORRETA(S) as sentenças:
Compreende-se por Educação Especial e sua oferta na modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. A respeito da educação especial, analise as sentenças a seguir:

I- O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
II- Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
III- A oferta de educação especial, tem início na educação infantil e estende-se ao longo da vida.
IV- A oferta da educação especial, tem início dos anos iniciais do ensino fundamental, ofertando atendimento educacional especializado.

Analisadas as sentenças, está(ão) CORRETA(S):
De acordo com a Lei n.º 13.146/2015, que explicita que as pessoas com deficiências serão protegidas de toda forma de:

I- Negligência, descriminação.
II- Exploração, violência, tortura.
III- Crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.
IV- Crueldade e proteção contra a sua própria vida, de acordo com o setembro amarelo.
V- Atos sobre-humanos e desumanos.

Assinale a alternativa CORRETA:
De acordo com lei n.º 13.146/2015 em seu Art.4º Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:

I- Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.
II- A pessoa com deficiência não está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.
III- A pessoa com deficiência quando necessária é obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.

Assinale CORRETAMENTE: