Filtrar


Questões por página:
Um agricultor colheu 1.200 sacas de café e decidiu distribuí-las entre três cooperativas – X, Y e Z, da seguinte forma:

• 60% da colheita deve ser dividida entre as cooperativas X, Y e Z em partes diretamente proporcionais a 2,3 e 5, respectivamente.
• O restante da colheita deve ser dividido igualmente entre as três cooperativas.


Quantas sacas de café a cooperativa X recebeu ao final da distribuição?
Visualizar Questão Comentada
Em um festival literário participaram 150 visitantes, divididos em três áreas – X, Y e Z. Inicialmente, a área X abriga 2/5 do total de visitantes, enquanto a área Y abriga 1/3 do total de visitantes. O restante foi alocado na área Z. Em seguida, transferiu-se 1/4 dos visitantes da área X para a área Y e, logo depois,1/5 dos visitantes da área Y (após a primeira transferência) foram transferidos para a área Z. Ao final dessas transferências, quantos visitantes ficaram na área Z?
Em um festival com 200 visitantes, perguntou-se quais tipos de café eles apreciam. Os resultados obtidos foram:

• 90 gostam de espresso; • 80 gostam de cappuccino; • 70 gostam de latte; • 40 gostam de espresso e cappuccino; • 35 gostam de espresso e latte; • 30 gostam de cappuccino e latte; e • 15 gostam dos três tipos.

Quantos visitantes não gostam de nenhum dos três cafés?
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Sobre os efeitos de sentido construídos por meio da escolha vocabular, do uso de figuras de linguagem e do estilo adotado pelo autor, considerando os recursos semânticos e estilísticos do conto, analise as afirmativas a seguir.

I. A expressão “[...] cerrou os olhos para sempre.” (4º§) é um exemplo de eufemismo, que suaviza a referência à morte de forma estilisticamente elegante.

II. O uso do verbo “pasmavam” (1º§), para descrever o comportamento dos espelhos, constitui uma metáfora, e não personificação.

III. A escolha lexical de termos como “imortal”, “cintilando” e “fechado a sete chaves” (4º§) contribui para uma atmosfera mítica e simbólica, que intensifica o valor estilístico do texto.

IV. A adjetivação exagerada e o tom hiperbólico em diversos trechos do texto são marcas de estilo que produzem humor e crítica social ao mesmo tempo.

Está correto o que se afirma em
mostrar texto associado
Em relação aos efeitos de sentido gerados por diferentes usos das palavras, além do domínio das classes gramaticais, de acordo com o conto de Carlos Drummond de Andrade, analise as afirmativas a seguir.

I. No trecho “Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, [...]” (1º§), o verbo “pasmavam” está empregado com valor conotativo, atribuindo comportamento humano a objetos inanimados.

II. A expressão “[...] cerrou os olhos para sempre.” (4º§) é exemplo de linguagem denotativa, pois descreve objetivamente a morte da personagem.

III. No segmento “[...] o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços.” (1º§), o uso do verbo “partiu-se” está relacionado à classe dos verbos pronominais e apresenta sentido literal.

IV. O adjetivo “incomparável” (4º§), atribuído a Gertrudes, reforça uma valorização extrema da personagem e está empregado com valor conotativo.


Está correto o que se afirma apenas em