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Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, artigo 18-A, a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em lesão ou sofrimento físico é denominada
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Na escola “Xodozinho”, Bruna, uma aluna de 5 anos, sofre bullying diariamente. Durante uma reunião, os professores deram várias sugestões para o caso:

Lúcia: encaminhar o agressor ao Conselho Tutelar, que deverá resolver o caso;
Ana Maria: punir o agressor, suspendendo-o das aulas durante uma semana;
Carlos: encaminhar o agressor à delegacia de Infância e Juventude, que deverá resolver o caso;
Helena: conversar com os pais da criança agredida, sugerindo sua transferência para outra escola e deixar o agressor sem atividades recreativas por 5 dias;
Paulo: evitar a punição da criança agressora, providenciando uma medida alternativa para a mudança de comportamento hostil.

O(a) professor(a) que sugeriu uma ação em conformidade com a Lei n° 13.185/2015, artigo 4°, foi
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Lúcia, professora de uma turma de 4 anos, levou os estudantes para um passeio pela cidade, passando por uma das praças onde está situada uma igreja católica. O auxiliar docente que os acompanhava disse à professora que as crianças não deveriam adentrar a igreja, sobretudo, Lucas, por ser de uma religião de matriz africana. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, artigo 3°, este auxiliar agiu de forma
Um colega da escola de Marcela com o qual ela nunca conversou, todos os dias, durante o recreio, aproxima-se dela e a chama de gordinha e feia, deixando-a intimidada, angustiada e abalada. Segundo a Lei n° 13.185/2015, artigo 1°, o comportamento do colega de Marcela é considerado
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As relações humanas são interações que realizamos com as pessoas que estão ao nosso redor em qualquer ambiente. Sendo assim, no ambiente profissional, é muito importante que os colaboradores pensem e ajam da seguinte forma: