Filtrar


Questões por página:
Entre os gregos antigos, eschole podia significar um grupo de filósofos em torno de um mestre ou uma tendência filosófica a perdurar por algum tempo (JAPIASSÚ,2001). Romanos, indianos, chineses, bizantinos prosseguiram com a ideia de reunir pessoas em torno de alguém reconhecidamente qualificado para passar conhecimentos. Depois, em latim, schola vai evoluir de escola de filosofia para um sistema, um curso, uma lição (FARIA,1962). Na Europa do fim da Baixa Idade Média, ela se expande como a conhecemos hoje, enquanto espaço para a realização do processo de ensino-aprendizagem.
No Brasil, ela chega como lugar por excelência para transplantar a cultura intelectual europeia, inserindo-se no processo de colonização latino-americana (TEIXEIRA,1976), uma instituição social com dificuldades para se tornar democrática.
A escola democrática tem sido tema de estudos ao longo do tempo e seu entendimento passa pelo conceito de igualdade. Isto porque a escola, como uma arena conflituosa, oscila entre democratizar oportunidades e obedecer ao princípio de igualdade; preparar os educandos para a vida em sociedade num mundo interdependente e prepará-los para exercerem múltiplos papéis sociais; conservar a herança sociocultural e educar para a inovação; exercer o controle social e promover o desenvolvimento pessoal (GOMES, Candido Alberto 2005). O mencionado autor, GOMES, com base em perspectivas filosóficas e sociológicas e, tomando como referência inicial o relatório de Coleman et al. (1966), EXPLICA, marque a opção correta.
Visualizar Questão Comentada
Miguel Arroyo relata que O movimento social e de renovação pedagógica dos últimos 15 anos recoloca a luta pelo saber e pela cultura na direção de sua desprivatização. No embate entre tradição privativista e mercantil das necessidades e tradição social, progressista e pública dos direitos e das liberdades, o movimento social e pedagógico se situa na concepção pública de qualidade na educação. Mesmo com todas as transformações ocorridas na sociedade, a gestão democrática ainda é complexa na sua organização devido, EXCETO.
Visualizar Questão Comentada
O saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. A interação entre saberes gera o desenvolvimento de uma prática pedagógica autônoma e emancipatória. Paulo Freire defendia a representação das coisas e dos fatos como se dão na existência empírica nas suas correlações causais e circunstanciais. São exemplos dessa representação, EXCETO.
Diante dos desafios da alfabetização, torna-se importante analisar os gêneros textuais na apropriação das linguagens. Essa prática apresenta-se como principal responsável pela leitura e escrita, porém é necessário que esteja aliada à formação de sujeitos críticos e reflexivos. Uma das dificuldades apresentadas ao trabalhar os gêneros textuais é, marque a opção CORRETA.
Ler e escrever são atividades altamente complexas que envolvem o conhecimento de linguagens sociais que historicamente e culturalmente foram se organizando oralmente e por escrito, por meio de recursos expressivos, como modos de dizer os conhecimentos das diferentes esferas sociais criadas pelo homem. São formas de incentivar a escrita da criança e ainda mostrar sua importância para ela, exceto.
Visualizar Questão Comentada