Filtrar


Questões por página:
A Higienização das mãos (HM) é uma das estratégias desenvolvidas em favor da segurança do paciente e a prática correta da HM é foco da atenção dos profissionais envolvidos em gestão da qualidade e do risco nos serviços de saúde. Em relação à HM é incorreto afirmar que:
A higienização correta das mãos é uma das principais estratégias de prática em saúde para a redução das infecções hospitalares e disseminação de micro-organismos nos serviços de saúde. Qual dos critérios abaixo não interferem na adesão dos profissionais a essa prática?

A cultura de segurança do paciente perpassa todos os quatro eixos do Programa Nacional de Segurança do Paciente instituído pelo Ministério da Saúde, merecendo especial atenção por parte dos gestores dos serviços de saúde. Analise os conceitos de cultura de segurança do paciente expressos abaixo e, considerando a Portaria MS/GM nº 529/2013, marque a alternativa correta



1- “Cultura na qual todos os trabalhadores, incluindo profissionais envolvidos no cuidado e gestores, assumem responsabilidade pela sua própria segurança, pela segurança de seus colegas, pacientes e familiares.”


2- “Cultura que encoraja e recompensa a identificação, a notificação e a resolução dos problemas relacionados à segurança.”


3- “Cultura que prioriza a segurança acima de metas financeiras e operacionais.”

Em 2013 o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi publicizado pelo Ministério da Saúde. A enfermagem tem papel fundamental no que se refere ao tema, haja vista estar em contato direto com o paciente prestando os cuidados que se fazem necessários. Considerando o PNSP, qual das alternativas abaixo não se relaciona à sua criação?

Diversas doenças crônicas são de progressão lenta debilitando os portadores que evoluem com perda da capacidade de autocuidado. Nesses casos, em geral, a família assume os cuidados, sendo que um dos familiares assume a maior carga. Considerando o contexto trazido, avalie as afirmativas a seguir e marque a opção correta:



1-A assistência da enfermagem familiar pode ser a mais indicada para acompanhamento de casos de pacientes com perda da capacidade de autocuidado por trabalhar com o contexto familiar em busca do melhor em saúde durante e após a doença.


2-Uma equipe de saúde da família de referência pode garantir o atendimento básico de toda a família que reside junto ao paciente com perda da capacidade de autocuidado. O atendimento multiprofissional pode gerar um sentimento de amparo por parte dos familiares, além de ser o elo do paciente com os demais pontos de assistência da RAS.



3-O paciente portador de doença crônica deve ser referenciado para a atenção secundária, que assumirá o cuidado integral deste haja vista esse nível de atenção contar com equipe de especialistas que garantirá o atendimento não só do paciente, mas também dos cuidadores, que normalmente precisam de acompanhamento da equipe de saúde mental.

Visualizar Questão Comentada