Filtrar


Questões por página:
Existem inúmeras patologias, congênitas ou mais frequentemente adquiridas, que podem afetar a condução atrioventricular e gerar bloqueio atrioventricular. As causas degenerativas são as mais comuns na prática, mas também pode ser causada por isquemia, doença iatrogênica (pós-medicamentos ou pós-procedimentos), infecções (miocardites ou doença de Chagas), entre outras. De acordo com a Diretriz Brasileira de Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis – 2023, trata-se de indicação de marcapasso definitivo no Bloqueio Atrioventricular (BAV) ou bloqueio de ramo alternante:
Os índices de risco habituais para avaliação perioperatória de cirurgias não cardíacas perdem a acurácia ao discriminar classes de risco e subestima eventos em pacientes submetidos a operações vasculares, notadamente cirurgias de aorta abdominal, sendo proposto o VSG Cardiac Risk Index (VSG-CRI). De acordo com as recomendações da Diretriz de Avaliação Cardiovascular Perioperatória da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 2024, qual dos critérios relacionados a seguir NÃO está incluído na avaliação de risco de pacientes que serão submetidos a procedimentos vasculares?
Pacientes com valvopatias apresentam maior risco de complicações do perioperatório de cirurgias não cardíacas. De acordo com as recomendações da Diretriz de Avaliação Cardiovascular Perioperatória da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 2024, qual das valvopatias relacionadas a seguir deve ser tratada antes de procedimentos não cardíacos de risco intermediário a alto, em pacientes assintomáticos, independentemente dos complicadores?

O Eletrocardiograma (ECG) é um exame simples, barato e não invasivo. Permite uma ideia da condição cardíaca do indivíduo e pode eventualmente identificar situações de risco de morte súbita. Assim, o achado de um ECG dentro dos limites da normalidade permite antecipar que a função ventricular deve estar normal ou próxima disso, fato importante no primeiro contato com o paciente.


(Samesima N, God EG, Kruse JCL, Leal MG, França FFAC, Pinho C, et al. Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre a Análise e Emissão de Laudos Eletrocardiográficos – 2022. Arq. Bras. Cardiol.2022.)


De acordo com as recomendações da Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia, sobre a análise eletrocardiográfica dos bloqueios de condução, assinale a alternativa correta.

As síndromes coronarianas podem estar acompanhadas de elevação da PA, devido a um reflexo desencadeado pelo miocárdio isquêmico. Em consequência, o aumento da resistência vascular periférica eleva a demanda de oxigênio pelo miocárdio. O objetivo é reduzir a pós-carga sem aumentar a frequência cardíaca ou sem reduzir exageradamente a pré-carga, poisisso levaria a um incremento no consumo de oxigênio pelo miocárdio. A meta de pressão arterialsistólica < 140 mmHg (evitar < 120 mmHg) e de pressão arterial diastólica entre 70-80 mmHg deve ser buscada.


(Barroso WKS, Rodrigues CIS, Bortolotto LA, Mota-Gomes MA, Brandão AA, Feitosa ADM, et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020. Arq. Bras. Cardiol.2021.)


De acordo com as orientações das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, são medicamentos de primeira linha (grau de recomendação I e nível de evidência A) no controle de emergências hipertensivas associadas a síndromes coronarianas agudas