Filtrar


Questões por página:
A modernidade, ao promover a secularização e a exaltação da racionalidade, desencadeou para as religiões um período de grandes desafios e significativas mudanças.

Diante desse cenário, assinale a alternativa que define corretamente a interação entre a religião e a modernidade.
A intolerância religiosa, um problema complexo com profundas raízes históricas e diversas manifestações, é o tema de análise.

Diante das diferentes facetas desse problema social, assinale a alternativa que descreve corretamente as causas da intolerância religiosa.
A trajetória religiosa do Brasil é fruto da sua história de colonização e migrações. As crenças dos povos indígenas, o catolicismo português, as religiões africanas e as mais recentes tradições de migrantes se entrelaçaram ao longo dos séculos para criar o cenário religioso diverso que existe hoje.

Assinale a alternativa correta considerando a história das religiões no Brasil.
A separação entre espiritualidade e religiosidade é um fenômeno moderno, que surgiu com o secularismo no século XX. Nas últimas cinco décadas, houve um crescimento significativo do interesse pela espiritualidade, agora muitas vezes vivenciada fora dos limites das organizações religiosas.

Atualmente, a espiritualidade é definida como:
A maneira como as pessoas se relacionam com a religião não é simples, sendo influenciada por uma gama de elementos, como o contexto histórico, as ideias filosóficas, a mente humana e a estrutura da sociedade.

Considerando essa relação, assinale a alternativa que representa corretamente a função da religião na vida humana.