Filtrar


Questões por página:

Associe a abordagem teórica da psicoterapia com a correspondente descrição e, assinale a alternativa CORRETA.


I. Psicanálise.

II. Terapia Cognitivo Comportamental.

III. Fenomenológica Existencial.

IV. Psicodrama.

V. Análise Centrada na Pessoa .



(....) Momentos significativos nessa abordagem psicoterápica seriam: a vinculação, o reconhecimento do Eu e o resgate das emoções com a reorganização do modo de funcionamento.


(....) Propõe que o pensamento disfuncional é comum a todos os transtornos psicológicos. Quando as pessoas aprendem a avaliar seu pensamento de forma mais realista e adaptativa, elas experimentam um decréscimo na emoção negativa e no comportamento mal adaptativo.


(....) Mantém princípios consistentes com a crença na natureza humana, com predominância de potenciais positivos e processualmente orientados para o crescimento e a autorrealização.


(....) O terapeuta busca reduzir ao mínimo a diferença de poder entre ele ou ela que ocupa o papel de consulente, renunciando a realizar “diagnósticos” que reduzam ou demarquem a problemática do outro a um “quadro clínico” para tratar de manter abertos os possíveis significados e os múltiplos caminhos de evolução da experiência.


(....) Em virtude da neutralidade e da frequência das sessões, estabelece uma regressão e uma relação transferencial por parte do paciente.

“Na atual legislação educacional do Brasil, crianças com transtornos, distúrbios ou dificuldades de aprendizagem não são consideradas como público da Educação Especial, fazendo com que não tenham direito ao Atendimento Educacional Especializado realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais”.

(OLIVEIRA, Patrícia de, e col. (2020), p.08).


I. As Dificuldades de Aprendizagem têm sido concebidas pelos pesquisadores como uma questão pedagógica e não como uma questão neurobiológica.

II. Para enfrentar e superar as Dificuldades de Aprendizagem, é preciso lançar mão de métodos pedagógicos que façam sentido para a criança em uma contextualização familiar e socioeconômica.

III. Embora Distúrbio e Transtorno sejam fenômenos diferentes, a quinta e última edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-V (APA, 2013) faz uso de ambos para se referir ao comportamento das crianças que apresentam dificuldades para aprender.

IV. Em relação ao grupo dos Transtornos/Distúrbios de Aprendizagem, a origem do fenômeno é psicológica e é preciso a avaliação de um profissional da área para o fechamento do diagnóstico.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente:
Os Testes Psicológicos, segundo a Resolução CFP nº31 de 15 de Dezembro de 2022, abarcam os seguintes instrumentos, EXCETO:
Vygotsky (1896-1934) deixou uma vasta produção para a educação e os processos de ensino e de aprendizagem. Sobre a sua Teoria da Mediação Simbólica, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a terapia nutricional na gravidez, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.


(....) As recomendações de ingestão de proteína durante a gravidez podem variar um pouco dependendo das diretrizes de saúde de cada país ou organização. No entanto, costumam estar na faixa de 71 a 100 gramas por dia, dependendo das necessidades individuais da mulher e do estágio da gravidez, de acordo com as diretrizes do Institute of Medicine (Instituto de Medicina).

(....) A recomendação de suplementação de Ferro é 40mg de ferro elementar diariamente até o final da gestação; Ácido Fólico: 400mcg de ácido fólico diariamente, pelo menos 30 dias antes da data que se planeja engravidar até a 12°semana de gestação.

(....) No primeiro trimestre é necessário um aumento discreto na ingestão calórica adicional podendo ir até 200 kcal por da. No segundo trimestre, recomenda-se um aumento de cerca de 340 calorias por dia em relação à ingestão calórica prégravidez, no terceiro trimestre (meses sete a nove): recomenda-se um aumento adicional de cerca de 400kcal calorias por dia em relação à ingestão calórica pré-gravidez.

(....) Na gestação de mulheres diabéticas e hipertensas, a Ingestão adequada de cálcio e magnésio desempenham um papel na regulação da pressão arterial e os alimentos ricos em cálcio incluem laticínios, vegetais verdes folhosos e alimentos fortificados devem ser evitados para que não haja calcificação óssea da gestante. E limitar a ingestão de açúcares simples, como doces, refrigerantes e alimentos processados, não se faz necessários para manter os níveis de glicose no sangue, já que são absorvidos também pelo feto.