Filtrar


Questões por página:
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFRS, criado por portaria instituída em cada campus, é um setor propositivo e consultivo que media a educação inclusiva na instituição (Brasil,2025). São algumas das competências dos NAPNEs, EXCETO:
“A diferença entre os conceitos de Plano Educacional Individualizado (PEI) centrado no indivíduo e de plano de AEE indica a necessidade de se modificar a política de como é elaborado o planejamento educacional para alunos do PAEE no país. Levando-se em consideração o que acontece em outros países, sugere-se a adoção do modelo de PEI centrado no indivíduo, visto que tem maior probabilidade de otimizar o processo de escolarização do PAEE em classes comuns de escolas regulares” (Tannús-Valadão; Mendes,2018). Nesse sentido, é um aspecto importante a ser considerado no planejamento do PEI:
A adoção de práticas pedagógicas inclusivas em salas de aula comuns para estudantes com necessidades educacionais específicas exige do professor uma abordagem diferenciada que contemple acessibilidade, flexibilidade e equidade no ensino. Considerando as diretrizes da educação inclusiva e as estratégias pedagógicas voltadas para a diversidade, são práticas pedagógicas inclusivas adequadas, EXCETO:
“Observa-se, ainda, que, em sua proposição inaugural, as adaptações curriculares foram planejadas para duas possibilidades de implementação, uma mais ampla, sem intervenção direta no currículo regular: as adaptações de pequeno porte ou não significativas; e outra mais restrita, que intervém diretamente no currículo regular: as adaptações de grande porte ou adaptações significativas” (Brasil,1998). A respeito das adaptações de grande porte, ou significativas, analise as assertivas abaixo:

I. Envolvem modificações mais significativas no currículo regular, incluindo a exclusão ou adição de componentes complementares ou alternativos, sendo necessárias decisões e ações que vão além da autonomia do professor.

II. Devem ser aplicadas em situações onde há grande discrepância entre as necessidades do estudante e as demandas do currículo regular, sendo implementadas, preferencialmente, quando outras adaptações para acesso ao currículo já tiverem sido tentadas.

III. Sempre que possível, as atividades devem ser individualizadas e planejadas apenas para os estudantes com necessidades de adaptações de grande porte; quando isso não for viável, devem ser destinadas a estudantes com comprometimentos mais acentuados, que demandam estratégias diferenciadas, além das adaptações de pequeno porte já realizadas.



Quais estão INCORRETAS?
Conforme a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, no que diz respeito à disponibilização de tradutores e intérpretes de Libras, analise as assertivas a seguir:

I. Os tradutores e intérpretes de Libras devem atuar de forma ética e imparcial, garantindo a fidedignidade da comunicação entre estudantes surdos e ouvintes, sem interferir no conteúdo ou nas interações pedagógicas.

II. Os tradutores e intérpretes de Libras atuantes na educação escolar devem, no mínimo, possuir Ensino Médio completo e certificado de proficiência em Libras.

III. Os tradutores e intérpretes de Libras atuantes nas salas de aula do Ensino Médio, dentro dos cursos técnicos ou profissionalizantes, devem possuir obrigatoriamente Nível Superior, com habilitação, prioritariamente, em tradução e interpretação em Libras.



Quais estão INCORRETAS?