Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Observe o trecho: “Então entendeu que aquele pequeno objeto lhe mostrara, três vezes na vida, três rostos diferentes...”. A oração “que aquele pequeno objeto lhe mostrara, três vezes na vida, três rostos diferentes” exerce a função sintática de:
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
O espelho, elemento central da crônica, adquire um valor simbólico que ultrapassa sua função literal. Considerando o texto, o espelho pode ser interpretado como:
Visualizar Questão Comentada
Na perspectiva construtivista discutida por Telma Pileggi Vinha, inspirada em Piaget, a moralidade infantil deve ser compreendida como um processo de transformação das formas de regulação da conduta em contextos de interação. Para a autora a mediação das experiências de desenvolvimento moral desenvolve-se a partir da compreensão de que:
Visualizar Questão Comentada
Na perspectiva apresentada por Weisz e Sánchez, a relação entre ensino e aprendizagem deve ser analisada sob uma ótica que supera a ideia de transmissão unidirecional, valorizando a articulação entre ação docente, atividade intelectual do aluno e significados culturais. Considerando tais pressupostos, é correto afirmar que:
"Por ser a aprendizagem um processo múltiplo, a não-aprendizagem é um comportamento normal do processo. O importante não é medir o que não se aprendeu, mas, a partir da avaliação, calcular o que se conseguiu, em que espaço de tempo, com que meios."

FERREIRA, M. Ação psicopedagógica na sala de aula: uma questão de inclusão. São Paulo, Paulus.

Considerando o excerto de Ferreira e suas reflexões sobre a ação psicopedagógica em sala de aula, analise criticamente as proposições a seguir, à luz da mediação docente, das singularidades da aprendizagem e da inclusão educacional, e assinale a alternativa correta quanto aos fundamentos da autora.