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Concurso:
IF- RN
Disciplina:
Contabilidade de Custos
Na Gestão e Contabilidade de Custos, os tipos de custos são classificados de várias maneiras para facilitar a análise e a tomada de decisões. Entre esses tipos estão os Custos de Transformação, que se caracterizam por
Concurso:
IF- RN
Disciplina:
Contabilidade de Custos
Uma empresa tem um custo fixo mensal de R$ 90.000,00 para a fabricação de um produto e um custo variável, por unidade produzida, de R$ 30,00. Considerando que cada unidade desse produto é vendida por R$ 70,00, o valor do ponto de equilíbrio em reais é de
Concurso:
IF- RN
Disciplina:
Administração Financeira e Orçamentária
Na administração financeira, a determinação da taxa de crescimento dos fluxos de caixa operacionais (g) é fundamental. Essa taxa, que indica a capacidade da empresa de gerar caixa e, assim, financiar sua expansão, é influenciada por duas variáveis principais:
● (b): o percentual de reinvestimento dos fluxos de caixa operacionais;
● (r): a taxa de retorno sobre o capital reinvestido.
Assinale a opção que expressa a relação correta entre essas variáveis para calcular a taxa de crescimento dos fluxos de caixa (g).
● (b): o percentual de reinvestimento dos fluxos de caixa operacionais;
● (r): a taxa de retorno sobre o capital reinvestido.
Assinale a opção que expressa a relação correta entre essas variáveis para calcular a taxa de crescimento dos fluxos de caixa (g).
Concurso:
IF- RN
Disciplina:
Contabilidade de Custos
O processo de orçamento de capital envolve a análise de projetos e as técnicas de avaliação financeira. Essas técnicas determinam a viabilidade financeira de um ou mais projetos e os classificam segundo a relação risco-retorno. Considerando os diversos métodos de apoio à decisão na seleção de projetos, é correto afirmar que
Concurso:
IF- RN
Disciplina:
Contabilidade de Custos
A MÁRIO ÁGUA MINERAL é uma empresa registrada como Microempreendedor Individual (MEI), com sede em um espaço destinado à realização de eventos esportivos, culturais e religiosos. Sua atividade principal é a comercialização de garrafas de água mineral de 250 ml, nas versões com e sem gás.
Em abril de 2025, a empresa atuou apenas nos dias 18 e 19, sexta-feira e sábado da Semana Santa, durante dois eventos promovidos pela Diocese local. Os custos fixos mensais da MÁRIO ÁGUA MINERAL somam R$ 5.000,00, valor que inclui a contribuição do MEI, o aluguel do ponto comercial e a retirada mensal do proprietário.
No primeiro dia de evento, foram adquiridas 40 caixas de água mineral para revenda — metade com gás e metade sem gás — ao custo de R$ 50,00 por caixa, sendo que cada caixa contém 50 garrafas. Todo o estoque foi vendido ao preço unitário de R$ 2,00 por garrafa, independentemente do tipo.
Com base nos resultados obtidos no primeiro dia, o proprietário elaborou um relatório financeiro para orientar o planejamento das ações do segundo dia de evento, conforme apresentado no quadro a seguir.
Com base no relatório, ele notou que, mantendo as mesmas condições no segundo evento, a empresa não atingiria o ponto de equilíbrio contábil.
Após pesquisar o perfil do público do evento de 19/04/2025, mantendo a mesma quantidade de produtos transacionados no dia anterior (18/04/2025), o proprietário decidiu aumentar o preço de venda das garrafas de água mineral com gás. O objetivo era alcançar o ponto de equilíbrio contábil em abril de 2025, considerando que já recebia remuneração como pessoa física.
Dado que o planejamento da empresa MÁRIO ÁGUA MINERAL foi integralmente cumprido, o valor do preço de venda unitário da água mineral com gás, estabelecido para o segundo dia do evento, foi de
Em abril de 2025, a empresa atuou apenas nos dias 18 e 19, sexta-feira e sábado da Semana Santa, durante dois eventos promovidos pela Diocese local. Os custos fixos mensais da MÁRIO ÁGUA MINERAL somam R$ 5.000,00, valor que inclui a contribuição do MEI, o aluguel do ponto comercial e a retirada mensal do proprietário.
No primeiro dia de evento, foram adquiridas 40 caixas de água mineral para revenda — metade com gás e metade sem gás — ao custo de R$ 50,00 por caixa, sendo que cada caixa contém 50 garrafas. Todo o estoque foi vendido ao preço unitário de R$ 2,00 por garrafa, independentemente do tipo.
Com base nos resultados obtidos no primeiro dia, o proprietário elaborou um relatório financeiro para orientar o planejamento das ações do segundo dia de evento, conforme apresentado no quadro a seguir.

Com base no relatório, ele notou que, mantendo as mesmas condições no segundo evento, a empresa não atingiria o ponto de equilíbrio contábil.
Após pesquisar o perfil do público do evento de 19/04/2025, mantendo a mesma quantidade de produtos transacionados no dia anterior (18/04/2025), o proprietário decidiu aumentar o preço de venda das garrafas de água mineral com gás. O objetivo era alcançar o ponto de equilíbrio contábil em abril de 2025, considerando que já recebia remuneração como pessoa física.
Dado que o planejamento da empresa MÁRIO ÁGUA MINERAL foi integralmente cumprido, o valor do preço de venda unitário da água mineral com gás, estabelecido para o segundo dia do evento, foi de