Filtrar


Questões por página:
A cadência musical é a sucessão de acordes que em uma peça geralmente representa o movimento de tensão e resolução.

Assinale a alternativa que corresponde corretamente à cadência plagal.
O ensino de música no Brasil tem se beneficiado com conceitos, propostas, métodos e metodologias de educadores musicais brasileiros e estrangeiros, cujas contribuições auxiliaram e auxiliam a reflexão e o desenvolvimento de planejamentos e atividades pedagógico-musicais e artísticas nas escolas. Suas ideias influenciaram e influenciam a formação de professores de música no país.
Fonte: Mateiro; Ilari (2012; 2016).

Numere a coluna 2 identificando propostas que pertencem aos educadores na coluna 1.

Coluna 1 Educadores

1. Sá Pereira
2. Liddy Chiaffarelli Mignone
3. Gazzi Galvão de Sá
4. José Gramani
5. Raymond Murray Schafer

Coluna 2 Propostas

( ) Ecologia acústica, som e meio ambiente.
( ) Ensino racionalizado e conhecimento psicológico.
( ) Desenvolvimento de saberes pela audição, percepção do ritmo e consciência de relações sonoras na música.
( ) Ritmo pela voz, percussão corporal e regência.
( ) Proposta com foco no uso da voz, canto e processo de musicalização.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Conforme a BNCC, as linguagens artísticas são articuladas por dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tratam-se de linhas maleáveis que se interpenetram, constituindo a especificidade da construção do conhecimento em Arte na escola.
Leia atentamente o trecho a seguir:

[…] Refere-se a uma atitude intencional e investigativa que confere materialidade estética a sentimentos, ideias, desejos e representações em processos, acontecimentos e produções artísticas individuais ou coletivas. Essa dimensão trata do apreender o que está em jogo durante o fazer artístico, processo permeado por tomadas de decisão, entraves, desafios, conflitos, negociações e inquietações.

Assinale a alternativa que corresponde corretamente à dimensão do conhecimento descrita acima.
Na música, existe um padrão musical, motivo ou frase que é curta e repetitiva. Ela pode ser rítmica ou melódica.

Assinale a alternativa que indica corretamente essa ideia.
Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao instrumento musical pertencente à família idiofone, lamelofone ou linguafones. Ele é feito de metal ou bambu e seu som é extraído de placas, membranas ou línguas, sendo que para tocá-lo é necessário colocar a boca na parte estreita, friccionar a lingueta e dedilhar. Um exemplo do som desse instrumento pode ser encontrado na música “Baianá” do grupo brasileiro, Barbatuques.