Questões de Concurso
Filtrar
465.390 Questões de concurso encontradas
Página 786 de 93.078
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Disciplina:
Pedagogia
Para Lerner (2002), o tempo é um fator de peso na instituição de ensino, pois nunca é suficiente para comunicar às crianças tudo o que desejaríamos ensinar em cada ano escolar. Segundo a autora, “quando se opta por apresentar os objetos de estudo em sua complexidade e por reconhecer que a aprendizagem progride através de sucessivas reorganizações do conhecimento, o problema da distribuição do tempo deixa de ser simplesmente quantitativo”. Nesse contexto, Lerner propõe produzir uma mudança qualitativa na utilização do tempo didático, e, para concretizar essa mudança, entre outras ações, a autora afirma que é necessário
Concurso:
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Disciplina:
Pedagogia
Em “Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórica prática” (in: BACICH; MORAN), Moran afirma que “dois conceitos são especialmente poderosos para a aprendizagem hoje: aprendizagem ativa e aprendizagem híbrida”, enquanto Valente considera que “as metodologias ativas são entendidas como práticas pedagógicas alternativas ao ensino tradicional”. Dessa forma, de acordo com os autores, é correto afirmar que as metodologias ativas
Concurso:
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Disciplina:
Pedagogia
Carine (2023), em sua obra “Como ser um educador antirracista”, afirma que “mais que uma opção, deve ser um compromisso histórico, um dever da escola, ser antirracista”. Conforme a autora, a escola e, por sua vez, a professora e o professor precisam, entre outras ações, pautar a equidade racial em toda a sua estrutura, e isso, entre outros aspectos, inclui a construção curricular, pautando
Concurso:
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Disciplina:
Pedagogia
Na obra “Qualidade em educação infantil”, Zabalza (1998) apresenta dez aspectos-chaves que considera importantes para que haja uma educação infantil de qualidade e, conforme o autor, entre esses aspectos está a
Concurso:
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Disciplina:
Pedagogia
A respeito do processo de formação de um professor prático-reflexivo, Weisz (1999) afirma que, quando analisamos a prática pedagógica de qualquer professor, vemos que, por trás de suas ações, há sempre um conjunto de ideias que as orienta, mesmo que ele não tenha consciência dessas ideias. A referida autora propõe, entre outras ações, tornar o professor capaz de desentranhar as teorias que guiam a sua prática pedagógica real, por meio da tematização da prática. É correto afirmar, de acordo com Weisz, que, entre outros aspectos, a tematização da prática é