Filtrar


Questões por página:
Em diversas sociedades africanas tradicionais, as relações sociais eram ancoradas em estruturas complexas de parentesco e reciprocidade. Tais estruturas que regulavam o trabalho e o acesso à terra teriam sido mantidas mesmo após a expansão militar e comercial dos povos árabes em direção ao continente africano no século VI. Contudo, foi com a invasão europeia que esses sistemas são rompidos e novas formas de exploração e dependência são impostas aos africanos de diversas etnias e grupos culturais.

Sobre as relações entre sociedade, economia e natureza nas sociedades africanas tradicionais, é possível afirmar que:

O positivismo histórico postula que o historiador deve ser imparcial, atribuindo à História o status de ciência empírica, capaz de reproduzir a verdade objetiva do passado, desde que o pesquisador eliminasse suas emoções e juízos de valor. Contudo, correntes posteriores, como o caso da Escola dos Annales, elaboram uma outra noção de história pautada no que Bloch chamou de “a ciência dos homens no tempo”.


Parte dessa mudança pode ser percebida através da seguinte noção:

A alternativa que melhor caracteriza o sistema de plantation no contexto da colonização americana:

Entre os anos de 2003 e 2008, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) foi alterada pelas Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. Tais Leis reelaboram as bases curriculares, tornando obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena. A partir de 2012, com a promulgação das ações afirmativas para pessoas pretas, pardas, quilombolas e indígenas, e a democratização do acesso ao ensino superior, houve também um movimento de aumento na releitura de fontes históricas e elaboração de um maior volume de matéria historiográfica sobre temas e sujeitos outrora invisibilizados pela historiografia.


Esse movimento de releitura historiográfica buscou novas possibilidades teóricas e metodológicas para a sua escrita e investigação histórica, dentre as quais se pode destacar:

As relações interpessoais no contexto organizacional podem gerar consequências funcionais ou disfuncionais. Analise as afirmativas apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) Relações interpessoais positivas baseadas em confiança promovem inovação, criatividade e melhoria do clima organizacional.
(__) A alta rotatividade de colaboradores e a ineficiência na comunicação são consequências funcionais das relações interpessoais no trabalho.
(__) A gestão adequada de conflitos, com escuta ativa e imparcialidade, pode transformar tensões em oportunidades de crescimento organizacional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Visualizar Questão Comentada