Filtrar


Questões por página:
Leia o excerto que segue e complete a lacuna:

"A noção de _____________ não se aplica, isoladamente, ao texto, nem ao autor, nem ao leitor, mas se estabelece na relação entre esses três elementos".
(KOCH, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual.2. ed. São Paulo: Contexto,2012. p.194.)

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do excerto:
É uma das formas de progressão textual de que pode se valer o produtor do texto. Esse tipo de recorrência tem sido frequentemente considerado vicioso e, por isso, condenado. O que ocorre, na verdade é que se trata de um poderoso recurso retórico. Portanto, há situações "viciosas" e situações enfáticas, retóricas. Muitos textos são construídos tomando como base esse recurso, que produz, nesses casos, não só efeitos estilísticos, mas, sobretudo, argumentativos, especialmente com o intuito de persuadir os interlocutores.

Essa definição se refere a:
A análise linguística é abordagem prevista no ensino de Língua Portuguesa e vários são seus objetivos, entre eles:

I.Usar a linguagem, refletindo sobre os recursos expressivos da língua nas diferentes situações de comunicação.
II.Reconhecer e utilizar as marcas características de gêneros discursivos escolares, aprimorando os conhecimentos na produção desses gêneros e ampliando o repertório acadêmico, que refletirá nas outras disciplinas.
III.Refletir sobre os recursos linguísticos utilizados na construção do próprio discurso em diferentes situações interação, encontrando a melhor forma de dizer algo a outrem para ser compreendido.
IV.Analisar a linguagem com a finalidade de construir noções e/ou conceitos linguísticos (metalinguagem).

É objetivo da análise linguística no ensino de Língua Portuguesa o que se afirma em:
Visualizar Questão Comentada
Analise as sentenças a seguir a respeito do que é relevante contemplar no espaço escolar, pensando no ensino de Língua Portuguesa, com enfoque na análise linguística:

I.Conhecer algumas das variedades linguísticas do português do Brasil e suas diferenças fonológicas, prosódicas, lexicais e sintáticas, avaliando seus efeitos semânticos.
II.Discutir, no fenômeno da variação linguística, variedades prestigiadas e estigmatizadas e o preconceito linguístico que as cerca, questionando suas bases de maneira crítica, a fim de reduzir as ocorrências estigmatizadas da língua em sala de aula.
III.Conhecer as diferentes funções e perceber os efeitos de sentidos provocados nos textos pelo uso de sinais de pontuação (ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos) e de pontuação e sinalização dos diálogos (dois-pontos, travessão, verbos de dizer).
IV.Conhecer e analisar as relações regulares e irregulares entre fonemas e grafemas, assim como as possibilidades de estruturação da sílaba na escrita do português do Brasil, tendo como referência o português de Portugal.

É correto o que se afirma em:
Visualizar Questão Comentada
A respeito do trabalho com a leitura e a escuta no ensino de Língua Portuguesa a partir da perspectiva teórica da linguagem sociointeracionista, assinale a alternativa correta: