Filtrar


Questões por página:
O Senhor Venâncio, cidadão de Campinas, tem 65 anos e acaba de se aposentar após ter trabalhado longos anos como ajudante de obras na construção civil. Embora sua vida financeira esteja, ainda, bastante precária, ele deseja voltar aos bancos escolares e concluir os seus estudos, interrompidos há anos para sustentar sua família.
Considere o artigo 3º da Lei Municipal nº 12.501, de 13.03.2006 e assinale a alternativa que apresenta o inciso com um princípio que respalda a decisão de Venâncio ao se considerar especificamente a sua condição financeira.
A partir da concepção estabelecida em “Atendimento educacional especializado (AEE) em deficiência mental” – como mencionado na obra de Batista e Mantoan – in Santos (2012), o processo de conhecimento deve dar-se na dimensão subjetiva.
De acordo com o excerto, é correto afirmar que
Santos (2012) menciona os tipos diagnósticos em F70-F79 da CID-10 (OMS,1995), que correspondem a um desenvolvimento incompleto do funcionamento intelectual, caracterizado, essencialmente, por um comprometimento das faculdades que determinam o nível global de inteligência, ou seja, das funções cognitivas.
O excerto, de acordo com a autora, refere-se
De acordo com Dalva e Lourenço, in Maia et al. (2017), ao executar o braille tátil, o guia-intérprete transmite a mensagem como se estivesse escrevendo em braille, por meio de toques em determinadas falanges dos dedos da pessoa com surdocegueira, como mostra a figura a seguir:
Imagem associada para resolução da questão
(Maia et al. Surdocegueira e deficiência múltipla sensorial: interface, saúde e educação apoiando a transição para a vida autônoma,2017)
Assinale a alternativa que apresenta o significado correto do expresso na figura, em braille tátil.
De acordo com Dalva e Lourenço, in Maia et al. (2017), o Alfabeto das Duas Mãos é uma forma de comunicação que permite que se utilize o alfabeto manual das pessoas com surdez para as consoantes, porém, em pontos diferentes da palma da mão da pessoa com surdocegueira, o que facilita o reconhecimento da letra.
Assinale a alternativa que corretamente descreve o que é marcado, durante a utilização desse alfabeto, nas pontas dos dedos.