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A Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais organiza a oferta da Proteção Social no Brasil, definindo os objetivos e o público de cada serviço. Acerca da distinção entre os serviços da Proteção Social Básica (PSB) e da Proteção Social Especial (PSE), registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:



(__) O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), ofertado no CRAS, destina-se a famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir a ocorrência de situações de risco.


(__) O Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes é um serviço da Proteção Social Básica, ofertado em unidades residenciais para garantir a convivência familiar.


(__) A Proteção Social Especial se destina a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos.


(__) A busca ativa é uma estratégia exclusiva da Proteção Social Especial, não sendo aplicável aos serviços da Proteção Social Básica.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

A articulação entre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é essencial para a efetividade da Proteção Social Básica. Sobre essa articulação, analise as afirmativas a seguir:



I. O PAIF é a referência para o SCFV, sendo responsável por realizar os encaminhamentos das crianças, adolescentes e pessoas idosas para os grupos de convivência.


II. A equipe técnica do CRAS, responsável pelo PAIF, e os orientadores sociais do SCFV devem realizar reuniões periódicas de planejamento e avaliação para garantir a complementaridade das ações.


III. O SCFV é um serviço autônomo que não necessita de articulação com o PAIF, podendo atender a qualquer demanda do território sem referência ao CRAS.



Está correto o que se afirma em:

O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei nº 13.005/2014, estabelece metas e estratégias para a política educacional brasileira por um período de dez anos. Assinale a alternativa que apresenta uma das metas estruturantes do PNE.

A atuação do Pedagogo Social envolve a mediação de conflitos e a construção de relações baseadas no respeito e na empatia. Sobre as habilidades essenciais para a qualidade das relações humanas no trabalho socioeducativo, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:



(__) A empatia, entendida como a capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender seus sentimentos e perspectivas, é fundamental para estabelecer um vínculo de confiança com os usuários.


(__) A assertividade, que é a capacidade de expressar suas opiniões e defender seus direitos de forma clara e respeitosa, sem ser agressivo ou passivo, contribui para a resolução construtiva de conflitos.


(__) Para manter um bom relacionamento com a equipe, o profissional deve evitar qualquer tipo de discordância, concordando sempre com a opinião da maioria para não gerar tensões.


(__) A escuta qualificada, que envolve prestar atenção genuína ao que o outro diz, tanto verbalmente quanto não verbalmente, é um pressuposto para uma intervenção social eficaz.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

As teorias do desenvolvimento humano oferecem diferentes perspectivas sobre como a criança aprende e se constitui como sujeito. A teoria de Jean Piaget, conhecida como construtivismo ou interacionismo, descreve o desenvolvimento cognitivo por meio de estágios. Acerca do estágio sensório-motor, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:



(__) Corresponde, aproximadamente, aos dois primeiros anos de vida da criança.


(__) Neste estágio, a criança compreende o mundo por meio de suas sensações (visão, audição) e ações motoras (pegar, chupar, bater).


(__) A principal aquisição deste período é o desenvolvimento do pensamento abstrato e da capacidade de formular hipóteses.


(__) Uma conquista fundamental deste estágio é a noção de permanência do objeto, a compreensão de que os objetos continuam a existir mesmo quando não podem ser vistos.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo: