Questões de Concurso
Filtrar
452.634 Questões de concurso encontradas
Página 513 de 90.527
Questões por página:
Leia o trecho a seguir.
A jovem artista estava completamente apaixonada ______seu trabalho, dedicando longas horas diárias ______ pintura de suas obras. Porém, seu talento não se limitava ______ quadros; ela também se dedicava ______ esculturas.
Tendo em vista as regras de regência nominal e verbal, assinale a alternativa cujos termos preencham correta e respectivamente as lacunas, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa e o contexto apresentado.
Analise o uso dos parênteses no texto a seguir.
Aracaju, a cidade onde nós morávamos no fim da década de 40, começo da de 50, era a orgulhosa capital de Sergipe, o menor estado brasileiro (mais ou menos do tamanho da Suíça).
RIBEIRO, João Ubaldo. Memórias de livros. Disponível em: https://contobrasileiro.com.br/memoria-de-livros-cronica-de-joao-ubaldo-ribeiro/. Acesso em: 23 jan.2024. [Fragmento]
Considerando o contexto em que foram empregados, os parênteses, nesse texto, têm a função de
LAERTE. Disponível em: https://laerte.art.br/manual-do-minotauro/page/2/. Acesso em: 23 jan.2024.
Releia este trecho:
“Trabalho em chamas / oito horas por dia.”
Qual figura de linguagem é empregada na mensagem transmitida pelo trecho apresentado?
Toda quarta-feira, os cirurgiões e sua equipe se reuniam no pequeno anfiteatro cirúrgico do University College Hospital. Operavam com base na antiguidade, e raramente eram expedidas ordens para que a mesa […] fosse limpa entre os procedimentos. […] Foi naquela sala modesta, com seu pequeno armário de instrumentos e sua pia solitária, que ele começou a entender como a cirurgia era uma loteria na década de 1850.
As lesões e aflições com que os cirurgiões lidavam eram tão variadas quanto a própria população londrina. A cidade estava em incessante expansão na época em que Lister trabalhou com Erichsen. Milhares de trabalhadores migravam todo ano para a cidade. Não só essas pessoas viviam na imundície, em decorrência da escassez de moradias acarretada pela urbanização acelerada, como seus empregos eram fisicamente exigentes e perigosos. Todas essas privações tinham consequências para a saúde.
FITZHARRIS, Lindsey. Medicina dos Horrores. Tradução de Vera Ribeiro. Editora Intrínseca,2019.
Releia este trecho:
“As lesões e aflições com que os cirurgiões lidavam eram tão variadas quanto a própria população londrina”.
Considerando-se as informações apresentadas no texto, é correto afirmar que esse trecho revela um recurso de