Filtrar


Questões por página:
A observação clínica das diferentes desintegrações da imagem do corpo pode ajudar a ver e a compreender melhor o desenvolvimento humano e, implicitamente, os diversos tipos de aprendizagens não simbólicas e simbólicas, não verbais e verbais, tendo em consideração os dois grandes sistemas neurofuncionais hemisféricos. Sobre algumas síndromes e suas localizações cerebrais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Apraxia.
(2) Afasia.
(3) Assomatognosia.

( ) Lóbulo parietal.
( ) Lóbulo temporal.
( ) Lóbulo frontal.
A violência contra crianças e adolescentes é praticada de várias maneiras, por diferentes autores e em distintos lugares. Em relação à classificação das formas de violência, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A violência psicológica é muito incomum, e acaba sendo, também, a mais fácil de ser identificada, devido aos sinais claros expressos pelo abusador.
( ) A carência de pessoal e de equipamentos, as filas de espera, os horários inadequados de atendimento e outras questões que conduzem ao não atendimento, ao atendimento precário e ao desrespeito dos direitos dos usuários são manifestações da violência institucional.
( ) A violência simbólica refere−se ao exercício e difusão de uma superioridade fundada em mitos, símbolos, imagens, mídia e construções sociais de discriminação.
Sobre o brincar heurístico, assinalar a alternativa CORRETA.
A Educação Inclusiva trouxe para a Educação Especial dimensões fundamentais de trabalho educativo. Essas dimensões são:
Paulo Freire fazia análises a partir de uma vertente de pensamento que buscava colocar a educação no topo das prioridades humanas. Na esteira do pensamento freiriano, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Dizia que a educação é uma forma de intervenção no mundo.
( ) Acreditava na transmissão de conhecimento de forma hierárquica do professor para o aluno.
( ) Defendia uma educação emancipadora que leva o aluno a compreender e transformar o mundo ao seu redor.