Filtrar


Questões por página:
É INCORRETO afirmar que a Educação Física, dentro do que se propõem nos Parâmetros Curriculares Nacionais, é a área do conhecimento que:
De acordo com o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023), o instrumento indicado para documentar, compartilhar e narrar as experiências e aprendizagens vividas pelas crianças na instituição é o:
De acordo com o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023), a avaliação deve:
Em relação à cultura escrita, a Base Nacional Comum Curricular (2017) e o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) afirmam que:

1. As experiências com a literatura infantil contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, o estímulo à imaginação e a ampliação do conhecimento de mundo.
2. As experiências relacionadas à cultura escrita devem ser planejadas e, com as crianças da pré-escola, devem favorecer a aproximação com práticas escolarizantes.
3. A imersão na cultura escrita deve partir do que as crianças já conhecem e das curiosidades que demonstram.
4. Não é aconselhável, nessa etapa da Educação Básica, incentivar as crianças a escrever de maneira livre e a construir hipóteses sobre a escrita.
5. O contato com histórias promove familiaridade com livros, a diferenciação entre ilustrações e escrita, e a aprendizagem da direção da escrita.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O Documento Orientador da Educação Especial de Chapecó (2023) faz referência à Resolução COMED nº 001/2022, que estabelece normas para a Educação Especial no Sistema Municipal de Ensino e afirma em seu artigo 4º:

“A Educação Especial, deve ser compreendida como uma modalidade interdisciplinar e transversal a todos os níveis, etapas e modalidades da Educação Básica, organizada para ............................, ............................ e/ ou ............................ a aprendizagem dos estudantes de que trata essa Resolução.”

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.