Filtrar


Questões por página:
Uma paciente do sexo feminino,26 anos de idade, procurou o serviço médico com episódios de dor abdominal em mesogástrio, tipo cólica, há aproximadamente três meses, que melhorava com a evacuação e eliminação de flatos. Apresentou dificuldade para evacuar, que se intensificou nos últimos meses, ficando, por vezes, cinco dias sem evacuar. A paciente relatou que, nos últimos 28 dias, apresentou febre (não aferida) e que, nos últimos três dias, a dor abdominal passou a ser mais intensa, constante, piorando com a deambulação, localizando‑se inicialmente em quadrante inferior direito do abdome e depois tornando‑se difusa. Nos últimos dois dias, houve aumento da febre e parada de eliminação de gases e fezes, com aumento de volume abdominal, tendo a paciente procurado a emergência. Relatou, ainda, que não usava qualquer medicamento, exceto anticoncepcionais. Ao exame físico, apresentou regular estado geral, com fácies de dor; discretamente hipocorada; anictérica; acianótica; desidratada; com temperatura axilar = 38 °C; PA = 80x60 mmHg; FC = 130 bpm; FR = 23 irpm; abdome muito distendido, hipertimpânico, doloroso à palpação, principalmente em fossa ilíaca direita, onde se palpa massa de contornos mal delimitada e muito dolorosa; sinais de irritação peritoneal presentes; varizes superficiais em membros inferiores; demais aparelhos e sistemas sem alterações. Os exames laboratoriais apresentaram: hemoglobina = 10,2 g/dL; hematócrito = 33%, leucócitos = 19.000/mm3 . A rotina para abdome agudo mostrou distensão de alças de delgado, com presença de níveis hidroaéreos.

Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável é
A criação das Reservas Extrativistas (RESEX) no Acre representa um modelo inovador de conservação ambiental que concilia preservação da biodiversidade com uso sustentável dos recursos naturais pelas populações tradicionais. Sobre os fundamentos teórico-conceituais e as especificidades das RESEX acreanas, é correto afirmar que:
A transição entre o primeiro e o segundo ciclos da borracha no Acre envolveu transformações estruturais que ultrapassaram os aspectos estritamente econômicos, refletindo mudanças no padrão de ocupação territorial e nas relações socioprodutivas. Sobre essas transformações, é correto afirmar que:
A transformação do Território Federal do Acre em estado da federação (1962) envolveu debates jurídico-constitucionais acerca do federalismo, da autonomia política e da representação democrática. Sobre os fundamentos teóricos e as implicações institucionais desse processo, analise as afirmações abaixo e assinale a correta.
Considerando as especificidades hidrográficas do estado do Acre, a configuração das três principais bacias (Acre, Purus e Juruá) apresenta características singulares em relação ao padrão de drenagem amazônico. Sobre a dinâmica fluvial e as peculiaridades geomorfológicas dessas bacias no território acreano, indique a afirmativa correta.