limpar filtros
Questões por página:

A arquitetura TCP/IP especifica um conjunto de protocolos distribuídos pelas camadas de aplicação, transporte, rede, enlace e física. Na camada de transporte são usados alguns protocolos. O ...I... é um protocolo de transporte sem conexão (connectionless) e não confiável; o ...II... é orientado à conexão (connection-oriented) e confiável.

As lacunas I e II são preenchidas, correta e respectivamente, com

Considere, abaixo, três dispositivos que podem ser usados na interconexão de redes de computadores:

Dispositivo 1 − Conecta os cabos provenientes de diferentes ramificações. Em uma LAN Ethernet com topologia estrela, esse dispositivo atua simplesmente como um ponto onde os sinais provenientes de diferentes estações colidem: é o ponto de colisão. Faz parte dos meios de transmissão; sua posição na arquitetura TCP/IP é abaixo da camada física.
Dispositivo 2 − Opera tanto na camada física como na camada de enlace de dados da arquitetura TCP/IP. Como um dispositivo da camada física, ele regenera o sinal que recebe. Ao atuar como dispositivo da camada de enlace de dados, ele pode verificar os endereços (MAC) físicos (origem e destino) contidos no frame. Possui capacidade de filtragem. É capaz de verificar o endereço de destino de um frame e decidir se ele deve ser encaminhado ou descartado. Possui uma tabela que é usada nas decisões de filtragem.
Dispositivo 3 − Normalmente é um computador que opera em todas as camadas da arquitetura TCP/IP ou do modelo OSI. Pega uma mensagem de aplicação, a lê e a interpreta. Isso significa que ele pode ser usado como um dispositivo de conexão entre duas redes que usam modelos diferentes (por exemplo, uma rede que usa o modelo OSI pode ser conectada a uma rede que usa a arquitetura TCP/IP). Pode também oferecer segurança quando usado para filtrar mensagens indesejadas na camada de aplicação.

Os dispositivos 1, 2 e 3 são, respectivamente,

A tecnologia Ethernet é um padrão dos mais utilizados em redes locais. Sobre esta tecnologia, considere:

I. No padrão Ethernet o comprimento mínimo de um frame é 1024 bits ou 128 bytes .

II. Cada estação em uma rede Ethernet tem seu próprio NIC ( Network Interface Card ) instalado dentro das estações e pré-configurado, de fábrica, com um endereço físico de 6 bytes .

III. Em um endereço físico Ethernet o bit menos significativo do último byte define o tipo de endereço. Se o bit for 1, o endereço é unicast ; caso contrário, ele é multicast.

IV. A implementação Ethernet 10Base-T usa uma topologia física em estrela. As estações são interligadas a um hub por intermédio de 2 pares de fios trançados.

Está correto o que consta APENAS em

O modelo OSI ( Open Systems Interconnection ) é um padrão ISO que cobre todos os aspectos das comunicações de dados em redes. É formado por 7 camadas distintas, porém, relacionadas entre si, cada uma das quais definindo uma parte do processo de transferência de informações através de uma rede. Na camada física
Cabos de par trançado usam condutores metálicos que aceitam e transportam sinais na forma de corrente elétrica. Sobre esse tipo de cabo é INCORRETO afirmar que