limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
O pronome “se” em “dilui-se” (L.13) indica indeterminação do sujeito da oração, que, por sua vez, no desenvolvimento da textualidade, mostra como os indivíduos se atomizam e se isolam no processo de globalização esmagadora das individualidades.
mostrar texto associado
O desenvolvimento das ideias permite inferir que o uso do gerúndio em “tendo” (L.10) contribui para dar à oração que inicia a interpretação de uma circunstância passageira, temporária, acidental, na “economia de mercado” (L.11-12).
mostrar texto associado
Alteram-se as relações de sentido com “momento histórico” (L.4-5), mas preservam-se a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto ao se substituir “Um dos traços” (L.4) por Entre os traços.
mostrar texto associado
Os termos “Um” (L.2) e “unidade” (L.3), por um lado, e “múltiplo” (L.2) e “diferença” (L.3), por outro, remetem, respectivamente, aos dois polos referidos em “desses dois polos” (L.5).
mostrar texto associado
Depreende-se da argumentação do texto que “pensar a relação entre o Um e o múltiplo” (L.2), desde os primórdios do Classicismo ocidental, significa distorcer as singularidades e rejeitar raízes, culturas e identidades étnicas.