Questões da prova:
        Cebraspe (cespe) - 2008 - TJ-DFT - Analista Judiciário - Área Judiciária
      
      
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                  120 Questões de concurso encontradas                
                
                
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          Na linha 5, o emprego de "pelo", regendo "estudo", indica que está subentendida, antes dessa contração, a forma verbal aprendem, como utilizado na linha 2.    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
                
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          As regras de pontuação da língua portuguesa são respeitadas tanto substituindo-se os travessões, nas linhas 2 e 3, por parênteses, como substituindo-se o primeiro deles por vírgula e eliminando-se o segundo.    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
                
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          Considerando-se a linguagem usada pelo escritor para narrar a experiência dos meninos na cidade, é correto afirmar que a questão abordada no texto pode ser considerada "intrincada" (L.9) não apenas para os personagens, mas também para o autor e o leitor.    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
                
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          O emprego da linguagem figurada, como em "soprou-a no ouvido do irmão" (L.6), e a ausência do discurso direto confirmam o que está evidente no trecho "O menino mais novo interrogou-o com os olhos" (L.7), isto é, que em ambos os momentos a comunicação entre os dois personagens prescinde da linguagem verbal.    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
                
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          No trecho "Talvez aquilo tivesse sido feito por gente" (L.5-6), o verbo concorda com "gente", sujeito da oração na voz passiva.    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
