limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Os centros de atenção psicossocial II e III devem estar capacitados para realizar prioritariamente o atendimento de pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, egressos ou não de internações psiquiátricas, em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo e não intensivo, com organização de base comunitária e territorializada.
mostrar texto associado
A descrição clínica desse paciente é compatível com o distúrbio bipolar mania delirante, o qual se associa a alterações prevalentes do humor, da cognição, da sensopercepção, da atividade motora e do comportamento.
mostrar texto associado
A clopromazina usada pelo paciente funciona como coadjuvante dos distúrbios bipolares e apresenta efeitos colaterais extrapiramidais e efeito antipsicótico de igual intensidade quando comparado aos causados pelo haloperidol, do grupo da butirofenonas.
mostrar texto associado
Para tratamento psiquiátrico, esse paciente, medicado com lítio, deve ser monitorado quanto aos níveis séricos de lítio antes da administração da medicação, devido à toxicidade do lítio, que é determinada pela dose e que pode causar vista turva, ataxia, zumbido nos ouvidos, náuseas e vômitos, e até colapso cardiovascular.
mostrar texto associado
A droga de escolha para o tratamento e controle do distúrbio bipolar do tipo mania, apresentado por esse paciente, é o carbonato de lítio. Contudo, drogas anticonvulsivantes como o clonazepam, a carbamazepina e o ácido valproico, assim como o bloqueador dos canais de cálcio verapamil, podem ser utilizadas para o tratamento e controle desse distúrbio.