limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
O trabalho do assistente social na instituição judiciária foi, historicamente, direcionado pelo modelo de abordagem individual, particularmente as etapas metodológicas da investigação e do diagnóstico que compõem o estudo social, mesmo após o movimento de reconceituação.
mostrar texto associado
A compreensão do Estado como instrumento e de instituição como aparelho de reprodução da força de trabalho e das relações sociais norteia o fazer do assistente social para o exercício de uma prática transformadora da realidade social, pois é capaz de mudar a relação capital/trabalho que estrutura a sociedade capitalista.
mostrar texto associado
O assistente social, ao considerar o Estado como bem-estar e a instituição como aparelho funcional, baseia sua prática profissional em uma concepção acrítica das relações sociais.
mostrar texto associado
Ao apreender o Estado como Estado ampliado e a instituição como aparelho contraditório, os assistentes sociais a serviço tão somente da classe dominante reproduzem as relações de dominação.
mostrar texto associado
Embora a prática do assistente social seja, normalmente, determinada pela submissão aos interesses do poder institucional, por meio da intervenção de redes o profissional tem a possibilidade de ampliar o poder, o saber e os capitais da população por ele atendida, apesar da influência institucional.