Questões da prova:
        FGV - 2014 - TJ-SC - Psicólogo
      
      
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      O gerente de uma empresa recebeu os resultados das avaliações  de  desempenho  de  seus  subordinados.  A  empresa  em  que  trabalham  é  familiar  e  tradicional,  preza-se  a  hierarquia  e  o  tempo  de  casa,  e  esta  foi  a  primeira  vez  em  que  houve  uma  avaliação  de  desempenho  do  tipo  360  graus. Os  resultados  das  avaliações  não  foram  bons  e  o  gerente  reuniu-se  com  os  subordinados  para  falar  sobre o  assunto. Na  reunião, o  gerente  manteve-se  de  pé  e  declarou  que  os  resultados  do  grupo  eram  “uma vergonha, depois de tantos anos de dedicação à empresa”  e  que  todos  deveriam  ler  os  relatórios  de  avaliação  de  cada  colega do grupo, “como forma de encontrarmos onde falhamos e  quem  deveria  ter  trabalhado  melhor”.  Decorrido  certo  tempo  depois  da  reunião,  o  clima  no  grupo  era  de  desânimo  e  desmotivação e o absenteísmo aumentou. Os seguintes aspectos  do processo de comunicação podem ter contribuído para o efeito  observado:    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
      Uma  pesquisa  sobre  valores  e  expectativas  de  recompensa  no  trabalho  realizada  junto  a  uma  equipe  apresentou  os  seguintes  resultados: a maioria dos membros da equipe valoriza as relações  pessoais, o bom  clima organizacional e  a  cooperação; a maioria  está satisfeita com o salário; a maioria percebe que seus esforços  são  menos  recompensados  que  os  esforços  dos  colegas.  De  acordo com as teorias de motivação, a maioria dos membros do  grupo apresenta:    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
      Um  grupo  em  uma  fábrica  executa  tarefas  repetitivas,  desagradáveis  e  estressantes.  Como  forma  de  compensar  essa  situação, o comportamento de liderança mais adequado seria:    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
      Uma  empresa  iniciou  um  processo  de  desenvolvimento  organizacional  como  forma  de  suporte  a  uma mudança  em  sua  estratégia  de  negócio.  A  fase  de  diagnóstico  apontou  a  necessidade  de  atenção  especial  ao  desenvolvimento  das  habilidades  de  relacionamento  interpessoal  dos  colaboradores,  especialmente os de média e alta gerência, a  fim de  favorecer o  trabalho  em  equipe,  a  flexibilidade,  a  criatividade  e  mitigar  eventuais hostilidades. Para  tal objetivo,  são mais adequadas as  seguintes técnicas de desenvolvimento organizacional:    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
      Uma  funcionária  recém-contratada gostaria de  conhecer melhor  a cultura da empresa em que começou a trabalhar. Para isso, ela  poderia observar:    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      