limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado

O uso do modo subjuntivo em "perdure" (L.17) e "seja" L.17), em orações sintaticamente independentes, deve-se ao valor semântico do subjuntivo para expressar a ideia de desejo ou vontade, que, no caso, aplica-se à função do "Estado" (L.16).

mostrar texto associado

O desenvolvimento da argumentação permite que se insira o conectivo Logo, seguido de vírgula, imediatamente antes de "A política" (L.9), escrevendo-se o artigo com letra minúscula, sem prejuízo para a coerência e a correção gramatical do texto.

mostrar texto associado
Na linha 8, a preposição "de", que foi usada antes de um pronome relativo, é obrigatória, visto que atende à regência do verbo guardar.
mostrar texto associado

Na argumentação do texto, a opção pela estrutura verbal "guardam a ideia" (L.8) cria o pressuposto de ser falsa a afirmação de que "o exercício da política é coletivo e racional" (L.8-9).

mostrar texto associado
Na linha 6, preservam-se a correção gramatical e a coerência textual ao se inserir uma vírgula imediatamente após o vocábulo "coletivo", mesmo que, com isso, as informações possam ser tomadas como uma explicação - e não como uma caracterização - da expressão "processo mental coletivo".