limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
No estado estacionário, aumentos da taxa de poupança elevam as taxas de crescimento de longo prazo da economia porque esses aumentos viabilizam um crescimento mais rápido tanto da relação capital-trabalho como da produtividade do trabalho.
mostrar texto associado
Inflações de demanda decorrentes de uma expansão monetária não somente aumentam a demanda agregada da economia, mas também deslocam a curva de oferta agregada da economia, para cima e para a esquerda, em razão da alta dos salários nominais, induzida pela alta do nível de preços.
mostrar texto associado
De acordo com a teoria keynesiana da preferência pela liquidez, a adoção de políticas monetárias expansionistas, mediante compras de títulos no mercado aberto, eleva o preço desses títulos e pressiona para baixo a taxa de juros de equilíbrio.
mostrar texto associado
Sob regime de taxas de câmbio fixo, políticas fiscais expansionistas não são apropriadas para elevar a demanda agregada porque a acomodação monetária, implícita nesse tipo de regime, reforça o efeito deslocamento, restringindo, assim, os impactos dessas políticas sobre a produção e o emprego.
mostrar texto associado
Aumentos nos preços dos ativos mobiliários e imobiliários, para um dado nível de renda, expandem o consumo agregado da economia, porém, não alteram a sua propensão marginal a consumir.