Questões da prova:
        FCC - 2012 - MPE-PE - Analista Ministerial - Comunicação Social/Jornalismo
      
      
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                  60 Questões de concurso encontradas                
                
                
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            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                MPE-PE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Jornalismo                    
                  
                  
                
              
              Em relação ao Planejamento de Mídia é correto dizer que  
    
                Concurso:
                MPE-PE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Jornalismo                    
                  
                  
                
              
              Assinale a composição feita,  respectivamente,  com tipos  das famílias romana e cursiva:  
    
                Concurso:
                MPE-PE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Jornalismo                    
                  
                  
                
              
              O “Jornal Nacional" e o “Jornal da Band" sempre terminam  com uma notícia descontraída como,  por exemplo,  um  ladrão que ficou entalado em uma janela ou um assaltante  que deu um tiro no próprio pé. Essas matérias são  chamadas de  
    
                Concurso:
                MPE-PE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Comunicação Social                    
                  
                  
                
              
              O artigo “Mídia e Educação: reflexões sobre o uso pedagógico de textos de divulgação científica" de autoria de  Elisabeth Gonçalves,  Graça Caldas e Márcia Reami  Pechula,  apresenta argumentação que desvenda a importância do conhecimento crítico e seus desdobramentos na  mídia. As autoras afirmam que: 
I. a relação que se estabelece entre o divulgador (jornalista ou cientista), por meio do veículo e o público leitor, revela um ethos diferenciado, considerando-se a especificação do conteúdo veiculado e os objetivos envolvidos nesse processo comunicativo, caracterizado como um campo entre o discurso científico e o jornalístico, ora mais próximo do primeiro, ora do segundo.
II. a mídia é apresentada como uma máquina produtora de signos que se originam na parte da atividade humana dedicada a construir sentido social, que está em relação com o contexto econômico, pois todo órgão informativo atua como uma empresa, cuja finalidade consiste em fabricar um produto definido.
III. não existe apenas um discurso de divulgação científica. É preciso reconhecer a construção de diferentes discursos, conforme as características dos veículos e do público a que se destinam, porque as manifestações enunciativas são resultantes da intração entre os interlocutores ideologicamente marcada pela linguagem.
IV. o jornalista assume a posição de fiador, explicando o conteúdo e selecionando da fala do pesquisador elementos simples para os fatos apresentados e posicionando-se ao lado do seu leitor, como alguém que também não dominava o conteúdo, mas que já tomou conhecimento a partir do diálogo com o cientista e outras fontes de informação.
  
Têm respaldo nas teorias de comunicação o que consta em
    I. a relação que se estabelece entre o divulgador (jornalista ou cientista), por meio do veículo e o público leitor, revela um ethos diferenciado, considerando-se a especificação do conteúdo veiculado e os objetivos envolvidos nesse processo comunicativo, caracterizado como um campo entre o discurso científico e o jornalístico, ora mais próximo do primeiro, ora do segundo.
II. a mídia é apresentada como uma máquina produtora de signos que se originam na parte da atividade humana dedicada a construir sentido social, que está em relação com o contexto econômico, pois todo órgão informativo atua como uma empresa, cuja finalidade consiste em fabricar um produto definido.
III. não existe apenas um discurso de divulgação científica. É preciso reconhecer a construção de diferentes discursos, conforme as características dos veículos e do público a que se destinam, porque as manifestações enunciativas são resultantes da intração entre os interlocutores ideologicamente marcada pela linguagem.
IV. o jornalista assume a posição de fiador, explicando o conteúdo e selecionando da fala do pesquisador elementos simples para os fatos apresentados e posicionando-se ao lado do seu leitor, como alguém que também não dominava o conteúdo, mas que já tomou conhecimento a partir do diálogo com o cientista e outras fontes de informação.
Têm respaldo nas teorias de comunicação o que consta em
                Concurso:
                MPE-PE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Comunicação Social                    
                  
                  
                
              
              Quinze anos após o início da captação de recursos,  que  em fevereiro de 2006 chegavam a R$ 36,5 milhões em  dinheiro público,  o filme sobre um dos mais influentes  empresários do jornalismo brasileiro ficou pronto,  mas só  em DVD. A informação foi dada pelo diretor Guilherme  Fontes ao Ministério Público em junho de 2010. A película  é uma adaptação da biografia escrita por Fernando Morais  sobre  
    