limpar filtros
Questões por página:

Assinale a opção que constitui continuação coesa e coerente para o texto a seguir.

Como previsto, a atividade econômica do Brasil iniciou uma fase de retomada na passagem do primeiro para o segundo semestre. Nada ainda indica, contudo, que o ritmo dessa recuperação redunde em alta do PIB. Em junho, as vendas do comércio ficaram 6,1% acima de maio. O saldo de contratações com carteira assinada em julho ficou 1,4% acima do verificado em julho de 2011 — depois de ter caído 44% em maio, na mesma base de comparação.
O índice de atividade econômica do Banco Central (um precursor do PIB) cresceu 0,75% sobre maio, a melhor marca do ano. Mantida a marcha por 12 meses, o que é improvável, a produção subiria 9%.

(Adaptado de Folha de S. Paulo, 20/8/2012)

Os trechos a seguir constituem um texto adaptado do Editorial do Correio Braziliense, de 14/8/2012, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e indique a ordem correta para que componham um texto coerente.

( ) A deterioração do quadro — crescente e generalizada — não permite ver luz no fim do túnel e carrega consigo o Estado de bem-estar social, arduamente construído no pós-guerra.

( ) De outro, o Brasil, que, com os fundamentos econômicos sólidos, conseguiu conviver com o cenário adverso sem grandes solavancos, mas sabe que tem uma espada de Dâmocles sobre a cabeça.

( ) Estados Unidos e União Europeia há cinco anos veem despencar o PIB, a produção e os empregos.

( ) Em poucas ocasiões da história recente, o nosso país enfrentou momentos tão cruciais quanto agora.

( ) As teorias conhecidas mostram-se impotentes para dar resposta eficaz ao problema.

( ) De um lado, uma crise financeira que afeta os mercados mais ricos do planeta.
mostrar texto associado
Nas relações de coesão do texto, usa-se o termo
mostrar texto associado

Depreende-se das relações de sentido do texto que

Assinale a opção em que o texto foi transcrito com erro no uso do verbo sublinhado.

Animado com os indicadores positivos mais recentes, o governo reforçou ontem o tom otimista sobre a recuperação da atividade econômica, apesar de analistas do mercado financeiro estarem(A) ainda céticos sobre o ritmo do crescimento. O tom otimista foi usado em declarações da Presidenta, do Ministro da Fazenda e do presidente do Banco Central, a quem coube(B) o recado mais importante, ao afirmar(C) que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) vai acelerar nos próximos meses, mas com preços sob controle. Os estímulos dados pelo governo já obteram(D) uma resposta positiva da atividade econômica, mas ainda não produziram plenamente seus efeitos. Por isso a tendência é de recuperação mais à frente, sem que exista(E) risco de a inflação fugir da meta estabelecida para este ano.

(Adaptado do Correio Braziliense, 18 de agosto de 2012)