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Uma empresa está ampliando o programa de qualidade total para todos os seus setores.

Nesse contexto, a contribuição do departamento de planejamento de pessoal à gestão da qualidade concretiza-se por meio de diversos modos, EXCETO pela(o)

O alcance dos objetivos operacionais de uma empresa relaciona-se diretamente com um planejamento de pessoal bem estruturado e executado.

Um modelo de planejamento de pessoal que permita predizer uma necessidade de curto prazo, capaz de prever consequências de contingências e que possa ser utilizado na análise do sistema de carreiras, é o modelo

Uma empresa pretende realizar uma previsão de demanda para um determinado item produzido.

A tabela a seguir mostra a demanda realizada nos seis últimos períodos.



Com base na tabela acima, é INCORRETO afirmar que, utilizando-se o método da média móvel

Uma empresa possui 200 funcionários contratados para trabalharem 40 horas por semana, em jornada normal de 8 horas.

Se, no mês de agosto, houve 78 ausências e, em relação a meias faltas e atrasos, tinha-se verificado que os funcionários deixaram de trabalhar um total de 16 horas no mês, o índice de absentismo, no referido período, foi de

A Cia. Barbono Ltda. investiu, nos últimos dois anos, aproximadamente R$ 2 milhões de reais na informatização de seus processos financeiros, controle de compras, de almoxarifado, entre outros processos, integrando todos os departamentos. O Sr. Barbono esperava que os tempos de resposta, principalmente dos processos de compras e controle do almoxarifado, fossem melhorados. Entretanto, após a implantação dos softwares, os processos se tornaram mais lentos, particularmente no setor de compras, onde as aquisições em caráter de urgência aumentaram significativamente as despesas. Uma consultoria foi contratada para fazer um diagnóstico e apontar as causas do problema.

Analise as causas apontadas a seguir.

I - As requisições de compras tinham normas que exigiam assinatura e carimbo devidamente reconhecidos e procedimentos feitos manualmente.

II - O planejamento das necessidades de material era feito quando o estoque terminava.

III - O fluxo do processo de compras tinha controles rígidos, exigindo assinaturas dos três níveis hierárquicos da organização, chegando até o Sr. Barbono, que podia vetar a solicitação.

IV - A estrutura organizacional era centralizada.

Estão corretas as causas descritas em