Questões da prova:
        FEMPERJ - 2012 - TCE-RJ - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informação
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  100 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 20 de 20                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                
             mostrar texto associado
          
          
          
          
          
          
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
        O segundo parágrafo do texto começa com o conectivo  “todavia",  que mostra a oposição entre dois elementos do  texto. A frase construída abaixo que mostra adequadamente a  oposição presente no texto é:  
    
                
             mostrar texto associado
          
          
          
          
          
          
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
        “Muros altos,  grades imensas,  seguranças armados ou policiais  patrulhando o interior das escolas parecem brindar aquilo  que  desejamos  para  nossos  filhos:  segurança  e  amparo". As  vírgulas  empregadas  nesse  segmento  do  texto,   justificam-se  pela mesma razão das que são empregadas em: 
  
I. “...com a principal riqueza que elas têm: sua comunidade de alunos, docentes, diretivos e funcionários".
II. “As pesquisas sobre juventude evidenciam um grave problema nas relações entre a polícia e os jovens, particularmente quando eles são pobres, com uma reação de desconfiança...".
III. “A escola deve ser um local de proteção e protegido, e a presença da polícia pode ser uma fonte de novos problemas".
IV. “O potencial da escola está na ostentação do saber, do conhecimento, do diálogo e da criatividade".
    I. “...com a principal riqueza que elas têm: sua comunidade de alunos, docentes, diretivos e funcionários".
II. “As pesquisas sobre juventude evidenciam um grave problema nas relações entre a polícia e os jovens, particularmente quando eles são pobres, com uma reação de desconfiança...".
III. “A escola deve ser um local de proteção e protegido, e a presença da polícia pode ser uma fonte de novos problemas".
IV. “O potencial da escola está na ostentação do saber, do conhecimento, do diálogo e da criatividade".
                
             mostrar texto associado
          
          
          
          
          
          
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
        Em muitas passagens do texto,  o autor constrói frases com o  auxílio de formas verbais no infinitivo. Se substituirmos essas  formas pelo substantivo cognato correspondente,  a única forma  INADEQUADA da nova frase é:  
    
                
             mostrar texto associado
          
          
          
          
          
          
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
        Ao dizer que “a presença da polícia dentro das escolas tem sido  uma das respostas   mais recorrentes para enfrentar a violência  das sociedades contemporâneas",  o autor do texto pretende  dizer,  com o segmento sublinhado,  que essa tem sido uma das  formas:  
    
                
             mostrar texto associado
          
          
          
          
          
          
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
        “Em alguns países,  a presença da polícia dentro das escolas tem sido uma das respostas mais recorrentes para enfrentar a violência das sociedades contemporâneas". Nesse primeiro período do texto,  deslocou-se o termo “em alguns países"  para outras posições na frase; a nova posição que pode ALTERAR o sentido da frase original é:  
    